Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

Indígenas participam de capacitação para agente de saúde


    

Indígenas de Guajará-Mirim e região, atendidos pela Coordenação Regional de Rondônia (Core-RO) iniciaram nesta semana, na pousada Collonnus, Km 14 da Br-425, no município, o curso de Agente Indígena de Saúde (AIS). A capacitação tem como tema 'Promovendo a Saúde e Prevenindo Parasitoses Intestinais e Doenças de Pele' e terá a carga horária de 120 horas, entre aulas práticas e teóricas.

Este módulo que tem o objetivo fornecer apoio técnico e teórico aos alunos sobre situações como: saúde e meio ambiente, Hepatite A e as doenças que acometem a pele, atenção básica as parasitoses intestinais e outros.

Segundo a coordenadora da capacitação, Lindalva Coutinho, 32 indígenas participaram das atividades que estão programadas para terminar no dia 15 de setembro. Na mesma data, 64 indígenas de aldeias dos municípios de Ji-Paraná, Alta Floresta, Porto Velho, Humaitá (AM) e Jarú começam o mesmo curso, no Centro de Treinamento da Emater, em Ouro Preto D'Oeste.

Entre as atividades realizadas pelos AIS nas aldeias estão: acompanhamento de gestantes; atendimento aos casos de doenças mais freqüentes (infecção respiratória, diarréia e malária); acompanhamento de vacinação; acompanhamento da saúde de famílias da comunidade; visitas domiciliares; orientação e educação em saúde, entre outras.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programação diária marca nova fase da Rua do Hexa em Porto Velho

Programação diária marca nova fase da Rua do Hexa em Porto Velho

O sucesso de público e a aprovação popular fizeram a Prefeitura de Porto Velho dar um novo passo na Rua do Hexa. A partir desta semana, o espaço pas

Jovens da Rádio Farol transformam paixão junina em sonho no Arraiá do Bera

Jovens da Rádio Farol transformam paixão junina em sonho no Arraiá do Bera

Quando Arthur Melo tinha apenas oito anos de idade, o que mais chamava sua atenção nas noites de arraial eram as luzes, as cores e a emoção que tomav

Prefeitura de Porto Velho institui premiação e servidores poderão receber até R$ 10 mil por iniciativas de destaque

Prefeitura de Porto Velho institui premiação e servidores poderão receber até R$ 10 mil por iniciativas de destaque

Uma iniciativa que promete valorizar servidores que desenvolvem e executam projetos capazes de melhorar a administração pública foi oficializada pel

Rua do Hexa atrai multidões e vira novo cartão-postal de Porto Velho

Rua do Hexa atrai multidões e vira novo cartão-postal de Porto Velho

O barulho da bola rolando no asfalto, crianças correndo de um lado para o outro e famílias inteiras participando das atividades transformaram a Rua do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)