Quinta-feira, 6 de agosto de 2015 - 16h02
O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio do Centro de Apoio Operacional Criminal (CAOP-CRI) e da 14ª Promotoria de Justiça de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, e o Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência Doméstica de Porto Velho realizaram nesta quinta-feira, dia 6 de agosto, uma série de atividades que integram o projeto “Lei Maria da Penha: Diga Não ao medo e à impunidade”.
As atividades foram realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rio Pardo e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria de Abreu Bianco, ambas localizadas no Distrito de Rio Pardo.
O projeto, resultado de uma parceria entre o CAOP Criminal e a 14ª Promotoria de Justiça, objetiva divulgar a Lei Maria da Penha às comunidades dos Distritos de Porto Velho, esclarecendo e orientando mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, bem como professores, estudantes e comunidade em geral, de modo geral. Pretende-se, ainda, demonstrar as atividades desenvolvidas em cada órgão integrante da Rede de Atendimento e Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar do Município de Porto Velho.
A Lei Maria da Penha, denominação popular da Lei nº 11.340, um dispositivo legal brasileiro que visa aumentar o rigor das punições sobre crimes domésticos, é normalmente aplicada aos homens que agridem fisicamente ou psicologicamente a uma mulher ou à esposa, o que é mais recorrente.
Decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 7 de agosto de 2006, a lei entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006, e já no dia seguinte o primeiro agressor foi preso, no Rio de Janeiro, após tentar estrangular a ex-esposa.
Fonte: Ascom MPRO
Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Venha torcer pela vitória do Brasil na Rua do Hexa
Chegou o grande dia! A Seleção Brasileira entra em campo nesta sexta-feira para enfrentar o Haiti pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do M

Rua do Hexa terá dois telões, brinquedos e shows musicais na torcida pelo Brasil
Após o sucesso da transmissão do primeiro jogo, a Prefeitura de Porto Velho prepara uma programação ainda maior para receber a população na Rua do H

Programação diária marca nova fase da Rua do Hexa em Porto Velho
O sucesso de público e a aprovação popular fizeram a Prefeitura de Porto Velho dar um novo passo na Rua do Hexa. A partir desta semana, o espaço pas

Jovens da Rádio Farol transformam paixão junina em sonho no Arraiá do Bera
Quando Arthur Melo tinha apenas oito anos de idade, o que mais chamava sua atenção nas noites de arraial eram as luzes, as cores e a emoção que tomav
Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)