Porto Velho (RO) domingo, 21 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

MPC recomenda à Prefeitura uso de pregão eletrônico


O Ministério Público de Contas (MPC) expediu notificação recomendatória à Prefeitura de Mirante da Serra para que utilize a modalidade de pregão na forma eletrônica nas licitações realizadas pela administração municipal, sempre que o objeto do certame permitir. A medida do MPC tem respaldo em entendimento do Tribunal de Contas (TCE) sobre a matéria.

A expedição da Notificação Recomendatória nº 011/2012, pelo MPC, foi motivada pelo fato de a Prefeitura de Mirante da Serra ter utilizado, recentemente, pregão presencial para a contratação de empresa visando à prestação de serviços de transporte de alunos da rede pública de ensino.

Segundo o MPC, a opção pela forma presencial do pregão, ao invés da eletrônica, afronta a Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 8.666/1993), a qual impõe o uso da forma eletrônica sempre que a natureza do objeto permitir, como é o caso do transporte escolar, classificado, no mundo da administração pública, como serviço comum.

Em sua recomendação, o MPC lembra que a escolha do pregão eletrônico não se configura como ato discricionário (aquele praticado com liberdade de escolha) do gestor público, mas, sim, um mecanismo pelo qual é possível a obtenção da melhor proposta, em conformidade com os princípios constitucionais da eficiência, economicidade, transparência, moralidade.

Dessa forma, o Ministério Público de Contas recomenda à Prefeitura de Mirante da Serra que, em futuros procedimentos licitatórios destinados à contratação de serviços comuns, assim considerado o de transporte escolar, utilize obrigatoriamente o pregão eletrônico, sob risco de, não o fazendo, afrontar a legislação vigente e também os princípios constitucionais que norteiam a administração pública.

Fonte: MPC-RO
 

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Venha torcer pela vitória do Brasil na Rua do Hexa

Venha torcer pela vitória do Brasil na Rua do Hexa

Chegou o grande dia! A Seleção Brasileira entra em campo nesta sexta-feira para enfrentar o Haiti pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do M

Rua do Hexa terá dois telões, brinquedos e shows musicais na torcida pelo Brasil

Rua do Hexa terá dois telões, brinquedos e shows musicais na torcida pelo Brasil

Após o sucesso da transmissão do primeiro jogo, a Prefeitura de Porto Velho prepara uma programação ainda maior para receber a população na Rua do H

Programação diária marca nova fase da Rua do Hexa em Porto Velho

Programação diária marca nova fase da Rua do Hexa em Porto Velho

O sucesso de público e a aprovação popular fizeram a Prefeitura de Porto Velho dar um novo passo na Rua do Hexa. A partir desta semana, o espaço pas

Jovens da Rádio Farol transformam paixão junina em sonho no Arraiá do Bera

Jovens da Rádio Farol transformam paixão junina em sonho no Arraiá do Bera

Quando Arthur Melo tinha apenas oito anos de idade, o que mais chamava sua atenção nas noites de arraial eram as luzes, as cores e a emoção que tomav

Gente de Opinião Domingo, 21 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)