Sábado, 15 de fevereiro de 2014 - 07h18

Por desviar dinheiro público destinado à eletrificação rural, o ex-vereador e ex-deputado estadual Emílio Paulista foi condenado à suspensão dos direitos políticos por oito anos. Ele e a empresa Consilux Consultoria e Construção foram réus em uma ação civil pública e condenados a devolver aos cofres da União mais de 47 mil reais, pagar multa no mesmo valor e a não mais contratar, receber benefícios, créditos ou incentivos do poder público pelos próximos cinco anos.
Para a eletrificação rural de Cacoal, o Ministério da Agricultura e do Abastecimento repassou 200 mil reais à prefeitura. A Consilux Consultoria e Construção, empresa de Curitiba, venceu a licitação para executar os serviços, mas não apareceu no município, pois “subempreitou” ao então vereador Emílio Paulista a realização da obra.
Em depoimento à Justiça Federal, vários presidentes de associações rurais relataram que Emílio Paulista promoveu reuniões para informar que o recurso para a eletrificação rural não seria suficiente e que era necessário que os próprios colonos e sitiantes limpassem a área por onde seria instalada a rede elétrica, comprassem e também instalassem os postes, entre outras coisas. Colonos e sitiantes atenderam ao que foi dito por Emílio Paulista. Mas tudo já estava pago pelo dinheiro público do convênio. Um parecer elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia calculou o prejuízo em mais de 47 mil reais.
Na decisão consta que Emílio Paulista e a empresa Consilux agiram “com desígnios de desviar o dinheiro público, cobraram dos moradores da zona rural valores destinados à compra de materiais necessários à execução do projeto de eletrificação, bem como se utilizaram da mão de obra gratuita destes, que na credulidade de que sem isso o projeto não findaria, desmataram áreas por onde passaria a rede elétrica, compraram postes etc”. Os condenados podem recorrer da decisão.
Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)
Sábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Venha torcer pela vitória do Brasil na Rua do Hexa
Chegou o grande dia! A Seleção Brasileira entra em campo nesta sexta-feira para enfrentar o Haiti pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do M

Rua do Hexa terá dois telões, brinquedos e shows musicais na torcida pelo Brasil
Após o sucesso da transmissão do primeiro jogo, a Prefeitura de Porto Velho prepara uma programação ainda maior para receber a população na Rua do H

Programação diária marca nova fase da Rua do Hexa em Porto Velho
O sucesso de público e a aprovação popular fizeram a Prefeitura de Porto Velho dar um novo passo na Rua do Hexa. A partir desta semana, o espaço pas

Jovens da Rádio Farol transformam paixão junina em sonho no Arraiá do Bera
Quando Arthur Melo tinha apenas oito anos de idade, o que mais chamava sua atenção nas noites de arraial eram as luzes, as cores e a emoção que tomav
Sábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)