Terça-feira, 27 de maio de 2014 - 12h10
Nove municípios do Cone Sul de Rondônia passam a ter a presença mais forte do Ministério Público Federal (MPF). Na quarta-feira, 28 de maio, será inaugurada a sede do MPF em Vilhena, localizada na avenida Major Amarante, 4040, no Centro. A unidade é a terceira instalada em Rondônia e faz parte do projeto de ampliação do órgão no estado.
Diversas autoridades já confirmaram presença para a solenidade de instalação do MPF em Vilhena. O procurador-chefe do MPF em Rondônia, Wesley Miranda, disse que “este é um momento muito especial para todos do MPF, pois busca-se chegar mais próximo das pessoas e lugares que necessitam do trabalho desta instituição”. Vilhena, Cabixi, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado D'Oeste, Corumbiara, Espigão D'Oeste, Pimenta Bueno e Pimenteiras D'Oeste são as cidades que serão da área de abrangência da nova unidade do MPF.
"A instalação de uma unidade do MPF em Vilhena contribuirá e muito para a defesa dos interesses da sociedade da região. O foco atual do MPF é o combate à corrupção e com a unidade de Vilhena esse trabalho será intensificado", afirma o procurador da República Guilherme Göpfert.
A unidade do MPF em Vilhena foi criada pela Lei n.º 10.771, de 21 de novembro de 2003 e definida pela portaria PGR/MPF nº 40, de 7 de fevereiro de 2013. Desde o começo do ano passado havia o funcionamento provisório em Ji-Paraná, onde cinco servidores e o procurador da República Guilherme Rocha Gopfert trabalhavam em assuntos da região do Cone Sul de Rondônia. Com a instalação em Vilhena, os trabalhos passarão a ser desempenhados já na própria unidade, o que representará mais agilidade e proximidade com a população.
O Ministério Público atua na defesa dos direitos sociais e individuais indisponíveis (direito à vida, ao meio ambiente, à liberdade e à saúde, por exemplo), da ordem jurídica e do regime democrático. São também funções do Ministério Público a fiscalização da aplicação das leis, a defesa do patrimônio público e o zelo pelo efetivo respeito dos poderes públicos aos direitos assegurados na Constituição.
O MPF tem como missão promover a realização da Justiça, a bem da sociedade e em defesa do estado democrático de direito. O MPF pretende, até 2020, ser reconhecido, nacional e internacionalmente, pela excelência na promoção da justiça, da cidadania e no combate ao crime e à corrupção.
Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)
Sábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Venha torcer pela vitória do Brasil na Rua do Hexa
Chegou o grande dia! A Seleção Brasileira entra em campo nesta sexta-feira para enfrentar o Haiti pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do M

Rua do Hexa terá dois telões, brinquedos e shows musicais na torcida pelo Brasil
Após o sucesso da transmissão do primeiro jogo, a Prefeitura de Porto Velho prepara uma programação ainda maior para receber a população na Rua do H

Programação diária marca nova fase da Rua do Hexa em Porto Velho
O sucesso de público e a aprovação popular fizeram a Prefeitura de Porto Velho dar um novo passo na Rua do Hexa. A partir desta semana, o espaço pas

Jovens da Rádio Farol transformam paixão junina em sonho no Arraiá do Bera
Quando Arthur Melo tinha apenas oito anos de idade, o que mais chamava sua atenção nas noites de arraial eram as luzes, as cores e a emoção que tomav
Sábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)