Quinta-feira, 10 de abril de 2008 - 10h14
O município de Espigão DOeste vai sediar dia 17 de abril um dos mais importantes encontros promovidos pela Seccional Rondônia da OAB nos últimos anos, em conjunto com a Subseção local, para discussão dos impactos constitucionais, sociais, econômicos e ambientais causados pela exploração ilegal de diamantes na Terra Indígena Roosevelt, o chamado garimpo dos índios Cinta Larga.
O evento será realizado no plenário da Câmara de Vereadores, a partir das 19h. Segundo o vice-presidente da OAB, advogado Ivan Machiavelli, o objetivo é envolver toda a sociedade nessa discussão, pois os debates irão refletir o nível real de informações sobre os impactos da exploração ilegal de diamantes no garimpo e contribuirão para a elaboração de um documento para ser encaminhado ao Conselho Federal da OAB, comprovando que o garimpo nunca foi desativado como afirma o Governo.
O tema do encontro é Soberania da Amazônia Meio Ambiente Garimpo e atende uma antiga reivindicação dos advogados dos municípios do entorno da área de garimpagem como Cacoal, Espigão DOeste e Pimenta Bueno e foi definido por solicitação dos próprios advogados da Subseção de Espigão do Oeste ao presidente da Seccional Rondônia, Hélio Vieira, durante visita ao município no mês passado.
Já estão confirmadas a participação do procurador de justiça, Ivo Benitez; do conselheiro federal da OAB, Orestes Muniz Filho, e a entidade aguarda a confirmação de um representante da Polícia Federal.
O presidente da Subseção de Espigão DOeste, Célio Renato da Silveira, disse que, para a realização do evento, a entidade conta com o apoio de vários parceiros e estima que cerca de 100 pessoas participem do encontro.
Fonte: Ascom / OAB-RO
Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Programação diária marca nova fase da Rua do Hexa em Porto Velho
O sucesso de público e a aprovação popular fizeram a Prefeitura de Porto Velho dar um novo passo na Rua do Hexa. A partir desta semana, o espaço pas

Jovens da Rádio Farol transformam paixão junina em sonho no Arraiá do Bera
Quando Arthur Melo tinha apenas oito anos de idade, o que mais chamava sua atenção nas noites de arraial eram as luzes, as cores e a emoção que tomav

Uma iniciativa que promete valorizar servidores que desenvolvem e executam projetos capazes de melhorar a administração pública foi oficializada pel

Rua do Hexa atrai multidões e vira novo cartão-postal de Porto Velho
O barulho da bola rolando no asfalto, crianças correndo de um lado para o outro e famílias inteiras participando das atividades transformaram a Rua do
Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)