Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

OAB mobiliza comunidade para salvar o Rio Jaru


A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, através de sua Subseção em Jaru, está mobilizando a comunidade daquele município para, com apoio de ONGs, parlamentares e da Prefeitura, salvar o rio Jaru do assoreamento. "Com o desmatamento das matas ciliares para a plantação de pastos a erosão está fazendo com que o rio fique cada vez mais largo e raso. Há locais em que nem canoa passa", alertou o presidente da subseção de Jaru, advogado Mário Roberto Pereira de Souza.

Procurada pela comunidade para encabeçar o movimento pró Rio Jaru, a OAB tomou a iniciativa e no início do mês de setembro promoveu uma reunião com várias lideranças da sociedade organizada, líderes da ONG Epa e da Coopaja – Cooperativa dos Produtores Agropecuários. Também participaram da reunião representantes da Emater e da Ceplac.

Mário Roberto explica que o primeiro passo será conscientizar os agricultores e criadores de gado para que as matas ciliares sejam poupadas. Caso o trabalho de conscientização não dê resultados passaremos para o segundo passo que é notificar e multar as pessoas que desrespeitarem a lei de responsabilidade ambiental.

Visando massificar o apelo ambiental, a Subseção da OAB convidou representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Jaru, da Emater e da Ceplac, a participarem de um programa de rádio de grande audiência, com debates sobre o assunto. "Nossa intenção e envolver toda a comunidade numa grande ação voluntária de conservação do Rio Jaru. Afinal é esse rio que mantém nosso município vivo. E vida não se pode desprezar", ressaltou Mário Roberto.

Com apoio de órgãos da prefeitura e do governo, estão sendo distribuídas mudas de árvores para o replantio das matas ciliares. "Junto com as mudas a gente distribui folhetos de conscientização. Se o homem deixar a natureza se responsabiliza pelo reflorestamento das áreas atingidas. É essa consciência que queremos levar ao povo", finaliza Mário Roberto.    

Fonte:  OAB-RO

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rua do Hexa atrai multidões e vira novo cartão-postal de Porto Velho

Rua do Hexa atrai multidões e vira novo cartão-postal de Porto Velho

O barulho da bola rolando no asfalto, crianças correndo de um lado para o outro e famílias inteiras participando das atividades transformaram a Rua do

Porto Velho intensifica combate ao trabalho infantil

Porto Velho intensifica combate ao trabalho infantil

O dia 12 de junho, instituído como o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, é uma data de grande relevância para a conscientização e mobilização

Descarte irregular pode prejudicar limpeza urbana e comprometer organização dos bairros em Porto Velho

Descarte irregular pode prejudicar limpeza urbana e comprometer organização dos bairros em Porto Velho

A Sistemma Serviços Urbanos reforça a importância da colaboração da população para manter Porto Velho mais limpa e organizada. Um dos principais des

Rua do Hexa terá telão gigante, shows e espaço instagramável para estreia do Brasil

Rua do Hexa terá telão gigante, shows e espaço instagramável para estreia do Brasil

Está tudo pronto para a grande festa da torcida brasileira em Porto Velho. Neste sábado (13), a Seleção Brasileira entra em campo para sua estreia na

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)