Segunda-feira, 25 de maio de 2026 - 13h53

Uma espera de mais de cem anos chega ao seu final.
Assim pode ser definida a nova realidade da saúde pública de Porto Velho após a
aquisição do Hospital Municipal, que está nos últimos ajustes para ser entregue
à população porto-velhense.
Fruto de um processo inédito na estrutura
municipal, o hospital foi comprado com toda a estrutura pronta, condição que
eliminou longos prazos e a burocracia normalmente existente em obras de grande
porte.
Com o prédio já quitado pelo erário, dispondo de
mais de uma centena de leitos, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), centro
cirúrgico e toda a estrutura necessária para atendimento da população, falta
apenas a etapa final para o início do funcionamento da unidade.
O último passo será a formalização da parceria
entre a Prefeitura de Porto Velho, a Universidade Federal de Rondônia e a
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).
A parceria já foi encaminhada pelo prefeito Léo Moraes à Câmara de Vereadores através de Projeto de Lei. Após aprovação no parlamento municipal, a gestão do Hospital Municipal ficará sob responsabilidade do Governo Federal, por meio da Unir e da EBSERH.

O modelo administrativo é considerado inédito em Rondônia e deve garantir maior capacidade operacional, gestão técnica especializada e ampliação dos serviços ofertados à população.
A secretária municipal de Saúde, Sandra Cardoso, destacou que a nova unidade representa um avanço importante para fortalecer a rede pública de atendimento. “Estamos trabalhando para entregar uma estrutura moderna, preparada e capaz de ampliar a assistência à população. Esse hospital vai fortalecer a rede municipal de saúde, melhorar a capacidade de atendimento e oferecer mais dignidade para quem depende do SUS”.
“É uma entrega histórica viabilizada através de um projeto inovador, eficiente e que irá amenizar o sofrimento de milhares de pessoas que sofrem na fila da regulação em Porto Velho. É um novo capítulo para a saúde da nossa capital”, afirmou Léo Moraes.
A expectativa é de que, após a consolidação da parceria entre Prefeitura e Governo Federal, a capacidade da unidade hospitalar seja ampliada gradativamente, podendo ultrapassar a marca de 200 leitos disponíveis para atendimento da população.
Segunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Rua do Hexa atrai multidões e vira novo cartão-postal de Porto Velho
O barulho da bola rolando no asfalto, crianças correndo de um lado para o outro e famílias inteiras participando das atividades transformaram a Rua do

Porto Velho intensifica combate ao trabalho infantil
O dia 12 de junho, instituído como o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, é uma data de grande relevância para a conscientização e mobilização

A Sistemma Serviços Urbanos reforça a importância da colaboração da população para manter Porto Velho mais limpa e organizada. Um dos principais des

Rua do Hexa terá telão gigante, shows e espaço instagramável para estreia do Brasil
Está tudo pronto para a grande festa da torcida brasileira em Porto Velho. Neste sábado (13), a Seleção Brasileira entra em campo para sua estreia na
Segunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)