Terça-feira, 19 de outubro de 2010 - 13h07
Na última sexta-feira (15), o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Faustino Lins Filho, esteve no município de Espigão D’Oeste, em Rondônia, participando do lançamento da obra do sistema de esgoto sanitário, financiada com recursos do PAC/ Funasa. 
Mais de 3 milhões serão investidos nesta primeira etapa da obra, quando serão construídos 11.880 metros de rede coletora e 1.505 metros de lagoa. Com recursos oriundos da primeira parcela do convênio TC/PAC Nº 1.004/2009, no valor de R$ 1.028.790,64, a empresa responsável, já executou mil metros de obras da lagoa. Segundo informações da Divisão de Engenharia e Saúde Pública, da Coordenação Regional da Funasa (Core-RO), a segunda parcela, no valor de R$ 685.860,43, foi liberado pela instituição, na última sexta-feira.
No primeiro momento, 800 pessoas serão atendidas. A expectativa é que até 2016, 50% da população do município, estimada em mais 31 mil habitantes, esteja sendo atendida.
Ao falar sobre o investimento em saneamento básico, Faustino Filho lembrou que cada real aplicado neste setor, se economiza quatro na área de saúde. Portanto, segundo ele, obra como esta são de suma importância para qualquer população, “além de trazer mais desenvolvimento, emprego e qualidade de vida”.
O presidente afirmou que somente no PAC 1, a Funasa disponibilizou 4 bilhões de reais para saneamento, e que parte destes recursos está sendo aplicados em Rondônia. Ele afirmou que vai continuar fazendo o que for possível, para conseguir mais recursos para financiamento de outras de água e esgoto, no estado.
Faustino Filho também agradeceu o apoio do senador Valdir Raupp e da deputada federal Marinha Raupp, nas ações desenvolvidas pela direção da Funasa. O dirigente elogiou o trabalho do coordenador regional, Josafá Marreiro, que não tem medidos esforços para viabilizar obras, como a de Espigão D’Oeste.
Fonte: Ascom
Sábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Venha torcer pela vitória do Brasil na Rua do Hexa
Chegou o grande dia! A Seleção Brasileira entra em campo nesta sexta-feira para enfrentar o Haiti pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do M

Rua do Hexa terá dois telões, brinquedos e shows musicais na torcida pelo Brasil
Após o sucesso da transmissão do primeiro jogo, a Prefeitura de Porto Velho prepara uma programação ainda maior para receber a população na Rua do H

Programação diária marca nova fase da Rua do Hexa em Porto Velho
O sucesso de público e a aprovação popular fizeram a Prefeitura de Porto Velho dar um novo passo na Rua do Hexa. A partir desta semana, o espaço pas

Jovens da Rádio Farol transformam paixão junina em sonho no Arraiá do Bera
Quando Arthur Melo tinha apenas oito anos de idade, o que mais chamava sua atenção nas noites de arraial eram as luzes, as cores e a emoção que tomav
Sábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)