Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

Produção de grãos pode não ser comprada por empresas no Cone Sul



Responsável pela produção de 90% dos grãos que abastecem o Estado de Rondônia, a região do Cone Sul, que engloba os municípios de Cerejeiras, Pimenteiras, Vilhena, Cabixi, Chupinguaia, Colorado e Curumbiara, corre sério risco de não vender a safra deste ano para as empresas Cargil, Magi e Bung. O alerta foi feito pelo deputado Ezequiel Neiva (PPS), na sessão plenária da última desta terça-feira (24). Ele disse que o problema causado é a falta de licenciamento ambiental.

Ezequiel demonstrou preocupação para com a situação, considerando que se o fato se concretizar vai prejudicar milhares de produtores que investiram este ano, além de não haver como atender a grande procura. “Estamos procurando encontrar uma solução para a questão. Já nos reunimos com os produtores que nos esclareceram a questão e, agora, vamos conversar com o secretário da Secretaria Estadual do Meio Ambiente com o propósito de encontrar a melhor saída”, comentou.

Outro ponto citado pelo deputado Ezequiel foi o fato de que o Banco da Amazônia (Basa) e o Banco do Brasil estão interessados em discutir a questão, em virtude de que os fornecedores de adubos não querem mais financiar o produto para os produtores. “Tudo está sendo causado pela falta de licença ambiental. Acredito numa solução rápida para não prejudicar os produtores nem a safra. As terras possuem títulos e estão legalizadas e podem receber a licença ambiental da Sedam sem problema algum”, ressaltou o parlamentar.

Na ocasião, o deputado Marcos Donadon (PMDB) elogiou a preocupação de Ezequiel e se colocou à disposição para tentar uma solução para questão. Luizinho Goebel (PV) também se propôs a colaborar. Por conta disso, Ezequiel anunciou para a próxima sexta-feira (27), uma reunião em Cerejeiras com todos os segmentos envolvidos para se debater a questão e buscar uma solução viável para compra da safra de grãos, assim como evitar o não fornecimento regular de adubos a quem está investindo na região do Cone Sul.

Fonte:  Decom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programação diária marca nova fase da Rua do Hexa em Porto Velho

Programação diária marca nova fase da Rua do Hexa em Porto Velho

O sucesso de público e a aprovação popular fizeram a Prefeitura de Porto Velho dar um novo passo na Rua do Hexa. A partir desta semana, o espaço pas

Jovens da Rádio Farol transformam paixão junina em sonho no Arraiá do Bera

Jovens da Rádio Farol transformam paixão junina em sonho no Arraiá do Bera

Quando Arthur Melo tinha apenas oito anos de idade, o que mais chamava sua atenção nas noites de arraial eram as luzes, as cores e a emoção que tomav

Prefeitura de Porto Velho institui premiação e servidores poderão receber até R$ 10 mil por iniciativas de destaque

Prefeitura de Porto Velho institui premiação e servidores poderão receber até R$ 10 mil por iniciativas de destaque

Uma iniciativa que promete valorizar servidores que desenvolvem e executam projetos capazes de melhorar a administração pública foi oficializada pel

Rua do Hexa atrai multidões e vira novo cartão-postal de Porto Velho

Rua do Hexa atrai multidões e vira novo cartão-postal de Porto Velho

O barulho da bola rolando no asfalto, crianças correndo de um lado para o outro e famílias inteiras participando das atividades transformaram a Rua do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)