Porto Velho (RO) sábado, 20 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

Projeto oferece oficinas de fotografia em Pimenteiras Oeste


Com objetivo de valorizar a cultura negra no município de Pimenteiras do Oeste, em Rondônia está sendo realizado o projeto “Oficina de fotografia: Faces do Quilombo”. Coordenado pela jornalista vilhenense Andréia Machado o projeto conta com apoio da Fundação Cultural Palmares e do Ministério da Cultura.  Projeto oferece oficinas de fotografia em Pimenteiras Oeste - Gente de Opinião

Andréia explica que o projeto foi selecionado na terceira edição do edital “Ideias Criativas Alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra” promovido pela Fundação Palmares, e vai oferecer três oficinas de fotografias gratuitas aos remanescentes quilombolas do município.

“A meta do projeto é atender cerca de 180 participantes, que vão participar das atividades gratuitamente”, afirmou Andréia que explica também que escolheu realizar o projeto em Pimenteiras do Oeste, pois a cidade foi fundada por remanescentes do Quilombo do Quariterê.

Segundo a jornalista, a proposta é estimular os participantes, a partir de seu próprio olhar, a observar e registrar o lugar onde vivem, valorizando as riquezas culturais que expressam a identidade única de sua comunidade.  “O propósito é aproximar esses jovens que vivem em Pimenteiras das novas tecnologias e das artes visuais, mas sem distanciá-los de seus valores e do mundo em que vivem”, diz a jornalista.

Além das oficinas, também será organizada uma exposição fotográfica no município. De acordo com Andréia, o trabalho é uma oportunidade dos remanescentes quilombolas mostrarem suas identidades e os aspectos do cotidiano. “Nossa proposta final neste trabalho é montar uma grande exposição com as fotografias captadas pelos participantes das oficinas para mostrar as belezas da identidade negra de Pimenteiras do Oeste”, completa Andréia.

A presidente da Associação da Comunidade Remanescente Quilombola de Pimenteiras do Oeste, Izabel Mendes, parabenizou a iniciativa do projeto e disse que o município é carente de projetos que valorizem a cultura negra. Atualmente a associação conta mais de 500 membros.

“Tenho certeza que através deste projeto os participantes das oficinas vão ver o município com outros olhos tendo assim orgulho da própria cultura”, falou Izabel.

O projeto iniciou no mês de julho e a previsão é que o encerramento aconteça em setembro. As oficinas serão ministradas nas escolas públicas de Pimenteiras do Oeste.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Venha torcer pela vitória do Brasil na Rua do Hexa

Venha torcer pela vitória do Brasil na Rua do Hexa

Chegou o grande dia! A Seleção Brasileira entra em campo nesta sexta-feira para enfrentar o Haiti pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do M

Rua do Hexa terá dois telões, brinquedos e shows musicais na torcida pelo Brasil

Rua do Hexa terá dois telões, brinquedos e shows musicais na torcida pelo Brasil

Após o sucesso da transmissão do primeiro jogo, a Prefeitura de Porto Velho prepara uma programação ainda maior para receber a população na Rua do H

Programação diária marca nova fase da Rua do Hexa em Porto Velho

Programação diária marca nova fase da Rua do Hexa em Porto Velho

O sucesso de público e a aprovação popular fizeram a Prefeitura de Porto Velho dar um novo passo na Rua do Hexa. A partir desta semana, o espaço pas

Jovens da Rádio Farol transformam paixão junina em sonho no Arraiá do Bera

Jovens da Rádio Farol transformam paixão junina em sonho no Arraiá do Bera

Quando Arthur Melo tinha apenas oito anos de idade, o que mais chamava sua atenção nas noites de arraial eram as luzes, as cores e a emoção que tomav

Gente de Opinião Sábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)