Porto Velho (RO) sexta-feira, 19 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

Projeto sobre expansão do Cacau Clonal em Buritis



Durante o final de semana, na propriedade do produtor rural Antônio Vilarim, na Linha C-11, no projeto de Assentamento Santa Helena em Buritis, a Ceplac (Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira), realizou o Dia Especial sobre Cacau Clonal. Também ocorreu o lançamento do Programa de Expansão da Cacauicultura Brasileira com a presença do diretor nacional da Ceplac, Juvenal Maynat e autoridades regionais.

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) participou do evento que reuniu centenas de agricultores e estudantes e programação com palestras sobre Financiamento, Crédito Rural, Gestão e Cacauicultura Tecnificada.

“O cacau é uma grande aposta para economia de Rondônia. Em junho a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado aprovou meu relatório do projeto, que institui a Política Nacional de Incentivo à Produção de Cacau de Qualidade, que tem a intenção de melhorar a característica do cacau brasileiro, por meio de estímulo à produção, industrialização e comercialização do produto em categoria superior. Um incentivo a Rondônia que é um Estado produtor e que vem ganhando destaque no ranking nacional”, declarou Raupp.

“Esta é uma importante iniciativa para o desenvolvimento da nossa agricultura, em especial para o avanço da lavoura cacaueira em Rondônia”, comentou a deputada federal Marinha Raupp (PMDB-RO).

Ainda em Buritis, Raupp e Marinha participaram do ‘Dia da Família na Escola, realizado pelo Senar em parceria coma Prefeitura de Buritis na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Tiradentes. Foi oferecido aos moradores do Marco 20, atendimento médico, com profissionais da saúde e higiene pessoal, realizando exames preventivos, consultas, teste rápido, cortes de cabelo, manicure e pedicure e diversas palestras.

“Um importante evento do Senar, que traz dignidade e respeito para esses moradores. A saúde é um dos anseios da sociedade, e nós vamos continuar, trabalhando e apoiando iniciativas que tragam de fato melhorias para a população”, disse Raupp.

Fonte: Rone Souza

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rua do Hexa terá dois telões, brinquedos e shows musicais na torcida pelo Brasil

Rua do Hexa terá dois telões, brinquedos e shows musicais na torcida pelo Brasil

Após o sucesso da transmissão do primeiro jogo, a Prefeitura de Porto Velho prepara uma programação ainda maior para receber a população na Rua do H

Programação diária marca nova fase da Rua do Hexa em Porto Velho

Programação diária marca nova fase da Rua do Hexa em Porto Velho

O sucesso de público e a aprovação popular fizeram a Prefeitura de Porto Velho dar um novo passo na Rua do Hexa. A partir desta semana, o espaço pas

Jovens da Rádio Farol transformam paixão junina em sonho no Arraiá do Bera

Jovens da Rádio Farol transformam paixão junina em sonho no Arraiá do Bera

Quando Arthur Melo tinha apenas oito anos de idade, o que mais chamava sua atenção nas noites de arraial eram as luzes, as cores e a emoção que tomav

Prefeitura de Porto Velho institui premiação e servidores poderão receber até R$ 10 mil por iniciativas de destaque

Prefeitura de Porto Velho institui premiação e servidores poderão receber até R$ 10 mil por iniciativas de destaque

Uma iniciativa que promete valorizar servidores que desenvolvem e executam projetos capazes de melhorar a administração pública foi oficializada pel

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)