Quarta-feira, 8 de abril de 2009 - 05h48
Nuvens carregadas também provocaram ventania em diversos pontos do Cone Sul. Em Vilhena, construções foram destelhadas.
Daniel Panobianco - O tempo severo registrado na tarde desta terça-feira (07) no centro-sul de Rondônia trouxe prejuízos aos moradores de várias cidades, principalmente aos de Vilhena, que enfrentaram um forte vendaval pouco depois das 15 horas (local). As informações da imprensa local são de que casas e algumas empresas foram destelhadas, após rajadas de mais de 60 km/h. Na rodovia BR-364, sentido Pimenta Bueno, árvores caíram na pista atrapalhando o tráfego.
Além da chuva e da ventania, outro problema, comum já para os vilhenenses, tornou a provocar insatisfação para com a CERON (Centrais Elétricas de Rondônia). No mesmo horário do vendaval, raios atingiram a PCH (Pequena Central Hidrelétrica) de Apertadinho, próximo ao trevo que dá acesso aos municípios do Cone Sul, como Colorado d' Oeste e Cerejeiras, provocando apagão em mais de 15 municípios simultaneamente. A queda de energia chegou até o centro do Estado, em Ji-Paraná, apesar de ter maior duração na interrupção no sul do Estado. Em Vilhena, foram mais de duas horas sem energia elétrica.
A assessoria da CERON informou que raios atingiram a PCH e parte da rede de distribuição até Vilhena, o que comprometeu em um blecaute total.
Os dados computados pela RINDAT (Rede Integrada de Detecção de Descargas Atmosféricas) no mesmo horário, mostram que nuvens carregadas eletricamente estavam presentes no sul de Rondônia causando a queda de raios em uma vasta área.
Até o momento, não há informações sobre danos materiais causados pelo apagão. O fato é que, a energia de Rondônia é uma das mais falhas de todo o Brasil. Sempre, as distribuidoras de energia culpam os fenômenos atmosféricos como se em Rondônia nunca houvera existido a queda de raios. Os investimentos no setor energético do Estado, principalmente no Cone Sul, é mínimo, diante de tamanhos transtornos causados à população.
Dados: CERON - RINDAT
Fonte: De olho no tempo
Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Rua do Hexa terá dois telões, brinquedos e shows musicais na torcida pelo Brasil
Após o sucesso da transmissão do primeiro jogo, a Prefeitura de Porto Velho prepara uma programação ainda maior para receber a população na Rua do H

Programação diária marca nova fase da Rua do Hexa em Porto Velho
O sucesso de público e a aprovação popular fizeram a Prefeitura de Porto Velho dar um novo passo na Rua do Hexa. A partir desta semana, o espaço pas

Jovens da Rádio Farol transformam paixão junina em sonho no Arraiá do Bera
Quando Arthur Melo tinha apenas oito anos de idade, o que mais chamava sua atenção nas noites de arraial eram as luzes, as cores e a emoção que tomav

Uma iniciativa que promete valorizar servidores que desenvolvem e executam projetos capazes de melhorar a administração pública foi oficializada pel
Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)