Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

SEDAM: Reunião da Comissão do Parque Guajará Mirim


Combate a incêndio, regularização fundiária e plano de manejo de multi-uso foram os tópicos principais da reunião realizada nesta quinta feira, 13, no Centro Paroquial de Nova Mamoré. Da reunião do Conselho Consultivo do Parque Guajará Mirim participaram o Corpo Técnico e o Gerente Fundiário da Sedam, Valdir Harmatiuk, Gerente do Parque de Guajará-Mirim, Eustérios da Silva e os voluntários de prevenção ao fogo da Unidade de Conservação, conhecidos por Brigadistas. O Conselho tem parceria com a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental – Sedam e o Programa de Área de Proteção da Amazônia-Arpa.

O Arpa tem como finalidade proteger até ano 2012, cinqüenta milhões de hectares de ecossistemas Amazônicos. Em Rondônia o programa de proteção abrange quatro unidades de conservação (Parque Guajará-Mirim, Parque Corumbiara e as Estações Ecológicas de Mojica Nava e Três Irmãos). Os Brigadistas são voluntários, sem remuneração, que trabalham na época da estiagem fiscalizando queimadas nos Parques.

Na explanação sobre regularização de terras Valdir, Gerente Fundiário, comentou que Rondônia e o primeiro Estado Brasileiro a ter um zoneamento socioeconômico ecológico e o primeiro com zoneamento Agrícola da Amazônia.

Zoneamento de Ministro Andreazza - A Sedam recebeu nessa semana a Comissão Pro-zoneamento de Ministro Andreazza. A Comissão pediu apoio para planejar o zoneamento-socioeconômico ecológico do município. Compõe a comissão a Secretaria Ambiental do Estado, Sociedade civil e a Prefeitura de Ministro Andreazza. A proposta com o zoneamento é recuperar áreas em beira rios, erosão do solo e fazer uma agenda 21 com princípios de sustentabilidade às políticas públicas, programas, e projetos. A entrega do plano é prevista para dezembro.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rua do Hexa atrai multidões e vira novo cartão-postal de Porto Velho

Rua do Hexa atrai multidões e vira novo cartão-postal de Porto Velho

O barulho da bola rolando no asfalto, crianças correndo de um lado para o outro e famílias inteiras participando das atividades transformaram a Rua do

Porto Velho intensifica combate ao trabalho infantil

Porto Velho intensifica combate ao trabalho infantil

O dia 12 de junho, instituído como o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, é uma data de grande relevância para a conscientização e mobilização

Descarte irregular pode prejudicar limpeza urbana e comprometer organização dos bairros em Porto Velho

Descarte irregular pode prejudicar limpeza urbana e comprometer organização dos bairros em Porto Velho

A Sistemma Serviços Urbanos reforça a importância da colaboração da população para manter Porto Velho mais limpa e organizada. Um dos principais des

Rua do Hexa terá telão gigante, shows e espaço instagramável para estreia do Brasil

Rua do Hexa terá telão gigante, shows e espaço instagramável para estreia do Brasil

Está tudo pronto para a grande festa da torcida brasileira em Porto Velho. Neste sábado (13), a Seleção Brasileira entra em campo para sua estreia na

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)