Porto Velho (RO) sexta-feira, 19 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

Seminário de Integração incentiva instalação de novas indústrias na zona franca de Guajará-Mirim


 Para fomentar o potencial das cidades gêmeas, Guajará-Mirim e Guayaramerín, a Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi) promove no próximo dia 20 o Seminário de Integração Brasil Bolívia, que acontecerá no município rondoniense de fronteira com a cidade boliviana, pertencente ao departamento do Beni.

Segundo a assessora executiva de gabinete da Sedi, Geane Barros, a ideia para que o município, considerado Cidade Verde desde 2009, recebesse incentivo a investimentos partiu de tratativas entre o estado e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), por se tratar de uma zona franca posicionada de frente para Guayaramerín.

“Nós temos um grande mercado para a instalação de indústrias e novas empresas em Guajará. Então estimamos a participação de aproximadamente 150 pessoas, entre autoridades e empresários, onde teremos a apresentação dos representantes da Suframa, sobre benefícios fiscais de áreas de livre comércio de zona franca verde, e uma equipe do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai falar sobre as linhas de crédito destinadas às zonas francas”, explica.

A coordenação do evento espera a participação de empresários de Rondônia e da Bolívia, já que estarão sendo oferecidos o conhecimento e as oportunidades de investimentos. “A localização é privilegiada, a estrada é boa, é um município que com investimentos e indústrias funcionando no local a economia deve crescer e o comércio se expandir. A programação está sendo diagramada, o evento será na Associação Comercial, Industrial e Serviços de Guajará-Mirim, e à tarde nós pretendemos fazer uma visita a uma área que a prefeitura já prevê como um distrito industrial. A integração vai esclarecer quais são os critérios e pré-requisitos para a instalação de uma empresa na cidade, já que temos interessados inclusive lá da cidade de Riberalta, na Bolívia”, conta a gerente de Fomento de Comércio Exterior, Alisângela Lima.

Alisângela enfatiza que o departamento do Beni, com a capital Trinidad, já tem um tratado de irmandade com Rondônia, e o fomento ao comércio também faz parte. “São várias ações compartilhadas como saúde e educação, que já acontecem naturalmente. A movimentação e o comércio já existem entre os dois países. O que falta é nós formalizarmos e apresentarmos ‘essa cartilha’ sobre o processo para que haja um investimento mais forte em Guajará-Mirim como é possível acontecer”, conclui. Até a próxima semana a superintendência deve divulgar a programação e o convite aos empresários rondonienses já está sendo formalizado.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rua do Hexa terá dois telões, brinquedos e shows musicais na torcida pelo Brasil

Rua do Hexa terá dois telões, brinquedos e shows musicais na torcida pelo Brasil

Após o sucesso da transmissão do primeiro jogo, a Prefeitura de Porto Velho prepara uma programação ainda maior para receber a população na Rua do H

Programação diária marca nova fase da Rua do Hexa em Porto Velho

Programação diária marca nova fase da Rua do Hexa em Porto Velho

O sucesso de público e a aprovação popular fizeram a Prefeitura de Porto Velho dar um novo passo na Rua do Hexa. A partir desta semana, o espaço pas

Jovens da Rádio Farol transformam paixão junina em sonho no Arraiá do Bera

Jovens da Rádio Farol transformam paixão junina em sonho no Arraiá do Bera

Quando Arthur Melo tinha apenas oito anos de idade, o que mais chamava sua atenção nas noites de arraial eram as luzes, as cores e a emoção que tomav

Prefeitura de Porto Velho institui premiação e servidores poderão receber até R$ 10 mil por iniciativas de destaque

Prefeitura de Porto Velho institui premiação e servidores poderão receber até R$ 10 mil por iniciativas de destaque

Uma iniciativa que promete valorizar servidores que desenvolvem e executam projetos capazes de melhorar a administração pública foi oficializada pel

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)