Porto Velho (RO) sábado, 20 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

TCE pede providências em relação a queimadas no Cone Sul



No Cone Sul, a Secretaria Regional de Controle Externo do TCE, instalada há três meses no município de Vilhena, tem demonstrado preocupação em relação às queimadas e aos incêndios, que geram transtornos por conta da fumaça, do calor e da baixa umidade.

Com base em dados fornecidos pelo DCA do Tribunal de Contas, que apontam o Cone Sul como a segunda região do Estado com mais focos de queimada, a secretária regional interina, Valdelice Nogueira Vieira, solicitou da Prefeitura de Vilhena e da Sedam informações sobre as medidas que estão sendo adotadas para o combate esses focos.

Valdelice lembrou que a gestão pública envolve também a preocupação com riscos ambientais, ressaltando que “o emprego do fogo provoca impacto negativo na natureza e ainda contribui para diminuir a umidade relativa do ar e da visibilidade nas estradas, trazendo transtornos à vida das pessoas”.

Em resposta à solicitação da Regional, o prefeito de Vilhena, Zé Rover, disse que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Agricultura e Meio Ambiente, é parceira dos brigadistas (equipe de combate a incêndios), formada, entre outros, por soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e agentes da Sedam e do Ibama.

Para 2011, Zé Rover pretende enviar projeto de lei à Câmara de Vereadores propondo o desmembramento da pasta e a criação da Secretaria de Meio Ambiente de Vilhena, a fim de que haja recursos específicos à área ambiental do município.

“Assim poderemos incluir uma verba no PPA (Plano Plurianual) exclusivamente para o combate às queimadas e aos incêndios”, disse Zé Rover, sugerindo como uma das medidas a compra de um avião para auxiliar nesse trabalho. O prefeito ainda elogiou a preocupação da Regional com o problema: “Essa mobilização é importante para que a sociedade seja bem atendida”.

Já a Sedam informou que, em função dos riscos e prejuízos ambientais que o fogo causa, não está liberando autorização para queima controlada em Rondônia. O titular da pasta, secretário José Trindade Lobato, disse que o que vem acontecendo no Estado são queimadas não autorizados e consequentemente sem controle.

“A autoria desses focos de incêndio é desconhecida, podendo ser criminosa ou até mesmo ocasionada por fatores que fogem do controle humano, como é o caso das condições climáticas adversas que enfrentamos este ano, com períodos de estiagem muito fortes, o que permite que uma ponta de cigarro ocasione o início de incêndio que poderá assumir grandes proporções e de irreparáveis danos”, afirma o secretário de Meio Ambiente.

Lobato ressalta ainda que a Sedam realiza ações de educação ambiental junto às comunidades rurais, bem como nas escolas, tanto rurais quanto urbanas, visando à conscientização da comunidade em geral. Ele propõe a criação de uma força-tarefa, composta, entre outros, pelo Batalhão Ambiental, Forças Armadas, Ibama e Polícia Federal, buscando incrementar a fiscalização em todo o Estado. “Isso em caráter preventivo e punitivo, quando for o caso”, conclui.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Venha torcer pela vitória do Brasil na Rua do Hexa

Venha torcer pela vitória do Brasil na Rua do Hexa

Chegou o grande dia! A Seleção Brasileira entra em campo nesta sexta-feira para enfrentar o Haiti pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do M

Rua do Hexa terá dois telões, brinquedos e shows musicais na torcida pelo Brasil

Rua do Hexa terá dois telões, brinquedos e shows musicais na torcida pelo Brasil

Após o sucesso da transmissão do primeiro jogo, a Prefeitura de Porto Velho prepara uma programação ainda maior para receber a população na Rua do H

Programação diária marca nova fase da Rua do Hexa em Porto Velho

Programação diária marca nova fase da Rua do Hexa em Porto Velho

O sucesso de público e a aprovação popular fizeram a Prefeitura de Porto Velho dar um novo passo na Rua do Hexa. A partir desta semana, o espaço pas

Jovens da Rádio Farol transformam paixão junina em sonho no Arraiá do Bera

Jovens da Rádio Farol transformam paixão junina em sonho no Arraiá do Bera

Quando Arthur Melo tinha apenas oito anos de idade, o que mais chamava sua atenção nas noites de arraial eram as luzes, as cores e a emoção que tomav

Gente de Opinião Sábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)