Sexta-feira, 25 de janeiro de 2013 - 07h08
O vereador Gilmar Moura (PMDB), acompanhado pelo PM Márcio Lourenço e BM Uenderson Rodrigues estiveram nesta quinta-feira, 24 no município de Jaru para conhecerem de perto o trabalho maravilhoso que é realizado no município pelo SENAI, Prefeitura e Empresários com o Programa Menor Aprendiz, um programa do Governo Federal criado na época pelo ex-presidente Lula.
Vários municípios do Brasil adotaram a Lei Federal e implantaram o programa para incentivar os menores na busca qualificação e entrar mais cedo no mercado de trabalho.
Segundo o vereador que já conseguiu implantar a Guarda Mirim no município de Presidente Médici, essa é mais uma alternativa para poder contribuir com uma sociedade melhor, pois a ocupação dos menores os livram das drogas, ou qualquer mal que venha influenciar na formação e no caráter dos jovens.
“Entrei em contato com a Vereadora Rose Capelini (PDT) de Jarú e pedi a ela que me ajudasse descobrir como funciona o Menor Aprendiz em seu município, prontamente colocou-se a disposição e juntos visitamos a Secretaria Municipal de Assistência Social, onde ficamos sabendo de um outro programa do Governo Federal, em conjunto com a prefeitura que é o Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, um conjunto de ações que visam ampliar a oferta de vagas na educação profissional brasileira e melhorar as condições de inserção no mundo do trabalho, as pessoas acima de 16 a 64 anos”, disse.
Os vereadores também visitaram o Supermercado Irmãos Gonçalves, pioneiro na criação do programa. “Conversamos com o empresário senhor Wilson, que nos contou sobre o início do Menor Aprendiz em Jaru. Segundo ele foi muito difícil, nem todos os empresários toparam abraçar a causa, mas depois outras empresas passaram a fazer parte, como por exemplo, a Italac. Procuramos o SENAI, polo de Ji-Paraná e conseguimos trazê-los a Jaru, assim iniciou a parceria com o órgão e logo os cursos técnicos profissionalizantes aos menores”, comentou o empresário.
Para Gilmar Moura, Presidente Médici tem empresas que se enquadram no perfil do Programa Menor Aprendiz, também denominado Jovem Aprendiz, ou primeiro emprego. “A própria Caixa Econômica, Banco do Brasil, Bradesco, Prefeitura, Câmara Municipal, entre outros podem, e alguns casos devem contratar o jovem aprendiz, desde que este esteja inserido no programa, fazendo o curso profissionalizante e estudando no ensino fundamental ou médio, a principal exigência”, finalizou Moura.
Fonte: Ascom
Domingo, 21 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Venha torcer pela vitória do Brasil na Rua do Hexa
Chegou o grande dia! A Seleção Brasileira entra em campo nesta sexta-feira para enfrentar o Haiti pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do M

Rua do Hexa terá dois telões, brinquedos e shows musicais na torcida pelo Brasil
Após o sucesso da transmissão do primeiro jogo, a Prefeitura de Porto Velho prepara uma programação ainda maior para receber a população na Rua do H

Programação diária marca nova fase da Rua do Hexa em Porto Velho
O sucesso de público e a aprovação popular fizeram a Prefeitura de Porto Velho dar um novo passo na Rua do Hexa. A partir desta semana, o espaço pas

Jovens da Rádio Farol transformam paixão junina em sonho no Arraiá do Bera
Quando Arthur Melo tinha apenas oito anos de idade, o que mais chamava sua atenção nas noites de arraial eram as luzes, as cores e a emoção que tomav
Domingo, 21 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)