Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Opinião

Andrey Cavalcante defende ampliação de atuação da Escola Superior de Advocacia


Ampliar as atividades de aperfeiçoamento profissional do advogado é fundamental para garantir à sociedade qualidade técnica daqueles que atuam no mercado, afirma o pré-candidato a presidência da OAB, Andrey Cavalcante. Segundo ele é preciso fazer bom uso dasAndrey Cavalcante defende ampliação de atuação da Escola Superior de Advocacia - Gente de Opinião ferramentas que a instituição já dispõe como a Escola Superior de Advocacia (ESA/OAB-RO) para dar este suporte. “O papel da OAB é dar o aperfeiçoamento profissional e hoje constatamos que este trabalho está limitado a palestras jurídicas e outros encontros pontuais”, disse.

Andrey defende que, é necessário buscar parcerias para desenvolver diversas atividades educacionais de alta qualidade e com custo viável. “Precisamos consolidar a ESA/OAB-RO como uma instituição responsável pela formação e educação continuada”. Dentre as propostas, está o desenvolvimento intensivo de palestras e seminários temáticos de curta duração, em formato de workshops.

No tocante à formação continuada, propõe um curso de especialização (lato sensu) aos jovens advogados. Em caráter interdisciplinar, a matriz curricular envolverá temáticas relativas à negociação, mediação de conflitos, gestão de escritório de advocacia e planejamento estratégico.

Ainda, visando promover a produção do saber científico-jurídico de alto nível, a ESA/OAB-RO pretende criar um periódico, devidamente indexado nos sistemas acadêmicos (Qualis, ISSN), com corpo editorial permanente. A escola tentará organizar atividades em conjunto com outras escolas do gênero no Estado de Rondônia, conjugando esforços com órgãos públicos e demais setores. Pretende-se, ainda, avançar na publicação de obras de caráter jurídico contando com a participação de entidades conveniadas.

As propostas foram elaboradas após contato direto com os advogados que relataram as necessidades no âmbito da especialização e também da necessidade dos novos advogados que a cada ano passam no Exame da Ordem, mas entram no mercado de trabalho sem muita experiência. “A ESA/OAB-RO deve ser a ferramenta dos profissionais para proporcionar serviços mais eficientes aos seus clientes”, salienta Andrey. Os professores Vinícius Miguel, Rodolfo Jacarandá e Alexandre Matzenbacher são os principais colaboradores nessa proposta de ampliação dos serviços da ESA/OAB-RO e que farão parte dos compromissos de Andrey Cavalcante caso seja eleito presidente da OAB/RO.

Fonte: Eficaz Comunicação

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O silêncio oficial sobre a violência doméstica em Rondônia

O silêncio oficial sobre a violência doméstica em Rondônia

É comum, no dia 8 de março, autoridades, políticos e dirigentes públicos destacarem a trajetória individual de uma ou outra figura do gênero feminin

O empate de Cabo Verde/Espanha que abalou Atlanta

O empate de Cabo Verde/Espanha que abalou Atlanta

A Alma feminina no Coração do Futebol masculino e o Aviso a Portugal a reflectir a LusofoniaO cronómetro do Mundial de Atlanta parecia ter engolido

Um dia de cão na ferrovia!

Um dia de cão na ferrovia!

A temperatura aqui em Porto Velho durante o meio do ano sempre foi alta e dizíamos até, no caso, que o mês de agosto era o mês do desgosto, coincide

Portugal e o nevoeiro europeu

Portugal e o nevoeiro europeu

Não pergunteis quando deixarão as elites de atraiçoar a alma portuguesa: os avisos de Camões, Garrett e Vieira perderam-se no tempo e o mar ainda

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)