Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Artigo

A droga e a violência vão continuar matando em nossa cidade?


A droga e a violência vão continuar matando em nossa cidade? - Gente de Opinião

Imagino que muitas mulheres que são mães como eu e também muitos homens que são pais estejam assustados com toda essa onda de violência que tomou conta de Porto Velho quando deveríamos estar comemorando a Páscoa. Foi muito doloroso ver a violência matando em dois dias mais do que o corona matou desde que a pandemia chegou a nossa cidade.

Fico pensando na dor da família do policial militar que foi assassinado e também na dor da mãe de quem participou do assalto em que ele foi morto, porque nenhuma mãe cria o filho para ser marginal. É uma situação muito triste. E que faz a gente parar pra se perguntar até quando vai ser assim. A pandemia vai passar. Mas e a droga e a violência? Vão continuar matando?

Uma coisa a pandemia está nos ensinando. Ela nos mostra que, quando se quer acabar de verdade com um problema, ninguém mede esforços para isso. Então por que não é do mesmo jeito com a droga e a violência? A única resposta que eu encontro é que não existe uma vontade verdadeira de acabar com o problema. Se houvesse, já teriam tomado uma providência.

É um erro pensar que usa droga quem quer. O querer de quem usa não é um querer verdadeiro. A pessoa que se droga está alienada, não é dona do seu próprio pensamento nem da sua vontade. E é por isso que a responsabilidade de quem não usa é ainda maior, pois temos que decidir por nós e pelas pessoas viciadas, que perderam a capacidade de decisão das suas vidas.

O que será que está faltando para que nossa sociedade reaja ao problema da droga e da violência com a mesma determinação com que decidiu lutar contra a pandemia? O que falta é a consciência de que qualquer um de nós pode ser a próxima vítima de uma pessoa alucinada, em busca de dinheiro a qualquer custo para sustentar seu vício. Então ninguém pense que esse é um problema particular de quem usa droga. É um problema público.

A pandemia do corona vai passar. Não vamos mais correr o risco de morrer por causa do vírus. Mas vamos continuar vendo mortes acontecerem, mães perdendo seus filhos, órfãos chorando sem ter quem os console. Já está passando da hora de nossas autoridades tomarem uma atitude de verdade para enfrentar essa triste realidade. Não dá mais para aguentar.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Transformação digital chega às rotinas de gestão de pessoas; entenda como a digitalização pode atuar

Transformação digital chega às rotinas de gestão de pessoas; entenda como a digitalização pode atuar

A transformação digital já faz parte da rotina de diversos setores dentro das empresas, e a área de gestão de pessoas está entre aquelas que vêm inc

Cresce o número de predadores emocionas na sociedade

Cresce o número de predadores emocionas na sociedade

Muitas pessoas já sofreram com manipulações, explorações, foram roubadas e outras atentaram contra a própria vida com o suicídio, por conta das tort

IA ainda não move o ponteiro do lucro. O que há por trás desse desafio

IA ainda não move o ponteiro do lucro. O que há por trás desse desafio

O entusiasmo em torno da Inteligência Artificial existe, claro. Basta pesquisar “investimento + IA” no seu buscador favorito e os resultados trazem

Soberania de Lula sobre minerais críticos é incompatível com a omissão e sucessivos cortes de recursos da ANM

Soberania de Lula sobre minerais críticos é incompatível com a omissão e sucessivos cortes de recursos da ANM

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva incorporou há um ano a soberania no discurso político-eleitoral, nos últimos meses com reforço à suposta prot

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)