Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Artigo

Empatia: a prática da ternura e compaixão


Empatia: a prática da ternura e compaixão  - Gente de Opinião

Nem sempre é fácil colocar-se no lugar de outra pessoa diante de uma situação delicada na convivência do dia a dia. Isso é sentir EMPATIA, palavra que foi incorporada ao nosso vocabulário durante a Pandemia da Covid-19, popularizou-se, e podemos dizer que fica como uma herança bendita desse triste período que a humanidade atravessou.

Aprendemos que as medidas preventivas visam proteger não somente a nós, mas também quem está próximo da gente. Aprendemos a respeitar o tempo e o espaço de cada pessoa do nosso convívio, aprendemos também a compreender que alegrias e dores têm dimensões diferentes para cada pessoa.

A palavra empatia surge do termo grego “empatheia”, junção de em+patheia (pathos/paixão) e, nunca é demais reforçar, significa colocar-se no lugar do outro, enfrentando os desafios que a vida nos apresenta. É a linguagem do afeto e da compaixão, que todo mundo sente e compreende.

Essa atitude é própria de quem cuida bem da outra pessoa, que se importa com alguém mesmo sendo um desconhecido, como narra o Evangelho do Bom Samaritano (Lc 10,30-37). A narração de Lucas conclui que o samaritano, ao cuidar daquele desconhecido e abandonado à beira da estrada, foi quem abriu seu coração e amou de verdade. Assim deve ser a vivência do segundo mandamento: “Amar ao próximo como a si mesmo”, com humanidade e doação.

Quem faz parte dessa aliança do bem cria e mantém laços de ternura e faz o impossível acontecer na vida das pessoas ao seu redor. Aliás, só quem ama é capaz de dar a vida, encontrar saídas, e trazer de novo a esperança de que podemos ser fraternos.

A propósito, a Campanha da Fraternidade deste ano aborda o tema: “Amizade Social”, com o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). Essa temática convida toda a Igreja no Brasil a promover o olhar e o agir fraternos, com reflexões sobre valores como empatia, solidariedade, tolerância, justiça e paz. Assim, cada membro da Igreja pode construir um ambiente melhor, sendo mais acolhedor e colaborativo nos ambientes familiar, escolar e do trabalho, onde todas as pessoas se sintam valorizadas e respeitadas em sua dignidade humana.

Concluo com uma Ordem do Senhor Jesus: “Tudo aquilo que quereis que os homens vos façam, fazei-o também vós a eles” (Mt 7,12). Conhecido como “Regra de Ouro”, este é um ensinamento universal, que permeia diversas culturas e religiões. E pode ser considerado como a base de todos os valores autenticamente humanos e cristãos, que consolidam a convivência pacífica, justa e solidária nas relações interpessoais e sociais.

* José Expedito da Silva é jornalista, assessor de imprensa, e comentarista no Jornal Café da Manhã, pela Rádio Canção Nova.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Transformação digital chega às rotinas de gestão de pessoas; entenda como a digitalização pode atuar

Transformação digital chega às rotinas de gestão de pessoas; entenda como a digitalização pode atuar

A transformação digital já faz parte da rotina de diversos setores dentro das empresas, e a área de gestão de pessoas está entre aquelas que vêm inc

Cresce o número de predadores emocionas na sociedade

Cresce o número de predadores emocionas na sociedade

Muitas pessoas já sofreram com manipulações, explorações, foram roubadas e outras atentaram contra a própria vida com o suicídio, por conta das tort

IA ainda não move o ponteiro do lucro. O que há por trás desse desafio

IA ainda não move o ponteiro do lucro. O que há por trás desse desafio

O entusiasmo em torno da Inteligência Artificial existe, claro. Basta pesquisar “investimento + IA” no seu buscador favorito e os resultados trazem

Soberania de Lula sobre minerais críticos é incompatível com a omissão e sucessivos cortes de recursos da ANM

Soberania de Lula sobre minerais críticos é incompatível com a omissão e sucessivos cortes de recursos da ANM

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva incorporou há um ano a soberania no discurso político-eleitoral, nos últimos meses com reforço à suposta prot

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)