Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Artigo

O filósofo Fanon e o convite à humanização da Negritude


O filósofo Fanon e o convite à humanização da Negritude - Gente de Opinião

Não há começo sem dizer, sem ressalvas, que o racismo é argamassa comum nas relações sociais no Brasil. E Rondônia, por ser parcela desse cosmo, também experimenta e reproduz esse circuito infernal de violência contra as pessoas negras. O racismo é um elemento negativo e fundante da nossa cultura e, por mais que as lutas antirracistas estejam operantes, a página racista ainda não foi superada.  

Os exemplos poderiam se estender para inúmeros casos. Um negro entra em um supermercado qualquer. Nesse momento, na cabine das câmeras ou pelos corredores, o alerta é dado: “fiquem de olho no preto!”. De outro caso, quando se entra em estabelecimento e se vê uma pessoa negra surge, no automático, a afirmação, “você trabalha aqui, pode dizer onde fica...”. Ou naquele gesto horrível: “posso tocar no seu cabelo?”. E de mencionar o infame “que negra inteligente!”. 

De fato, o racismo está no dia a dia. Algumas vezes, mascarado, dissimulado e outras muitas é direto e criminoso. E ceifa vidas, dignidades. Dilacera a própria Democracia. E aqui a importância de Fanon. 

Aliás, quem é Fanon? Leitor e leitora, Frantz Fanon foi um martinicano, psiquiatra, filósofo e um jovem negro que compreendeu que a cor da pele é um fator, muitas vezes, determinante no futuro de uma pessoa. Fanon foi o cara que teve a coragem de denunciar a desumanização, física e psicológica, das pessoas negras causadas pela colonização e declarar que não importa a glória ou o entusiasmo de uma Nação se diariamente a realidade é tecida com mentiras, covardias e desprezo por parcela da sociedade. 

Fanon não tinha dúvidas de que o reconhecimento da humanidade da pessoa negra é passo decisivo para a concretização da Democracia e chave necessária para que as sociedades saiam da grande noite que a colonização impôs, à custa de sangue, afetos, liberdade e sonhos. E deixou convite significativo: a luta pela humanização da Negritude é inadiável. 

E cá se registra a mensagem definitiva de Fanon. A superação do racismo é o salto de retorno à circulação da vida e de suas potências, sem máscaras e sem consciências fragmentadas, esclerosadas ou alienadas pela instrumentalização do humano.  

Mesmo no leito de morte, já desenganado pelos médicos, Fanon não deixou de registrar a sua esperança na emancipação dos Povos colonizados e na descolonização do desejo, do conhecimento e da cultura. Faleceu em 6 de dezembro de 1961. Aos 36 anos. Seu exemplo e sua luta ecoam com força até os dias atuais. 

Por fim, o legado de Fanon traz alerta irrecusável: o racismo e as outras formas de intolerância, em sociedades democráticas, não podem ser tolerados, seja qual for a forma em que se manifestem. 

Fanon vive! 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Transformação digital chega às rotinas de gestão de pessoas; entenda como a digitalização pode atuar

Transformação digital chega às rotinas de gestão de pessoas; entenda como a digitalização pode atuar

A transformação digital já faz parte da rotina de diversos setores dentro das empresas, e a área de gestão de pessoas está entre aquelas que vêm inc

Cresce o número de predadores emocionas na sociedade

Cresce o número de predadores emocionas na sociedade

Muitas pessoas já sofreram com manipulações, explorações, foram roubadas e outras atentaram contra a própria vida com o suicídio, por conta das tort

IA ainda não move o ponteiro do lucro. O que há por trás desse desafio

IA ainda não move o ponteiro do lucro. O que há por trás desse desafio

O entusiasmo em torno da Inteligência Artificial existe, claro. Basta pesquisar “investimento + IA” no seu buscador favorito e os resultados trazem

Soberania de Lula sobre minerais críticos é incompatível com a omissão e sucessivos cortes de recursos da ANM

Soberania de Lula sobre minerais críticos é incompatível com a omissão e sucessivos cortes de recursos da ANM

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva incorporou há um ano a soberania no discurso político-eleitoral, nos últimos meses com reforço à suposta prot

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)