Porto Velho (RO) sábado, 20 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Opinião

OAB Rondônia não divulga balanço financeiro desde 2013


 
A falta de divulgação das ações envolvendo os recursos financeiros da Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia tem causado desconforto e até animosidades dentro da instituição.

Em uma fácil e rápida pesquisa no site da Instituição, qualquer um pode verificar que o último balanço financeiro divulgado pela atual diretoria é de 2013. E o mais grave: foi colocado à disposição um ano e três meses depois do exercício financeiro, ou seja, no alto do documento consta a data de 27 de março de 2015, publicado às 10h55.

A transparência da gestão dos recursos foi uma das principais promessas de campanha da atual gestão da OAB.

A imprensa tem revelado com frequência falhas na gestão financeira da seccional, o que repercute negativamente não só na Capital, mas nas subseções da Ordem. “Se não houvesse a denúncia de que o Clube foi indicado à penhora, quando saberíamos? Será que saberíamos?”, argumentou um advogado ouvido pela reportagem.

De acordo com alguns advogados, na iminência da eleição para a renovação da diretoria, ninguém enxerga um futuro tranquilo para a OAB. No seio da classe, só se fala da penhora do Clube feita de maneira sigilosa, de protestos em cartórios, da inscrição nos órgãos de proteção ao crédito e de outras situações desagradáveis que ainda não vieram à tona, mas são comentadas pelos advogados no que diz respeito à gestão financeira.

Segundo advogados, a falta de transparência sobre o que foi realizado nessa gestão impõe desconfiança sobre as promessas de campanha pela reeleição do grupo.

“Há muita insatisfação com o que vem acontecendo, sobretudo dos que pagaram as anuidades dentro dos prazos fixados com a certeza de que o dinheiro arrecadado estaria sendo bem direcionado”, dizem.

Muitos advogados alegam que até se afastaram dos eventos da classe, decepcionados com a falta de transparência da atual gestão.

O futuro presidente terá que colocar as finanças em dia, tornar os atos transparentes e restabelecer a confiança dos advogados inscritos na eficiência administrativa.


Fonte: Leivinha Pereira

Gente de OpiniãoSábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A qualidade da assistência médica do Ipam continua deixando a desejar

A qualidade da assistência médica do Ipam continua deixando a desejar

A carência de médicos ginecologistas, entre outras especialidades, credenciados ao Ipam (Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Públi

O silêncio oficial sobre a violência doméstica em Rondônia

O silêncio oficial sobre a violência doméstica em Rondônia

É comum, no dia 8 de março, autoridades, políticos e dirigentes públicos destacarem a trajetória individual de uma ou outra figura do gênero feminin

O empate de Cabo Verde/Espanha que abalou Atlanta

O empate de Cabo Verde/Espanha que abalou Atlanta

A Alma feminina no Coração do Futebol masculino e o Aviso a Portugal a reflectir a LusofoniaO cronómetro do Mundial de Atlanta parecia ter engolido

Um dia de cão na ferrovia!

Um dia de cão na ferrovia!

A temperatura aqui em Porto Velho durante o meio do ano sempre foi alta e dizíamos até, no caso, que o mês de agosto era o mês do desgosto, coincide

Gente de Opinião Sábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)