Quarta-feira, 8 de março de 2017 - 05h03
Única mulher com assento na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, a tucana Mariana Carvalho (PSDB – RO) aproveitou o Dia Internacional da Mulher, transcorrido nesta terça – feira, – 8 de março – para destacar a importância da presença feminina em postos-chave na iniciativa privada e no serviço público, bem como na política partidária.
“As mulheres estão conquistando seu espaço, mas ainda falta percorrer um longo caminho de lutas e conquistas”, frisou a parlamentar, ressaltando que o termo empoderamento feminino que ganha destaque na pauta da sociedade contemporânea precisa sair cada vez mais do discurso e se tornar uma realidade.
Essa avaliação da congressista sobre a participação social da mulher encontra respaldo nas estatísticas sobre a situação feminina no Brasil. Pesquisa anual do Fórum Econômico Mundial revelou que seriam necessários 95 anos para que mulheres e homens atingissem situação de plena igualdade no cenário nacional.
Nesse estudo, o país ficou na 79ª posição no ranking global de 2016 da organização sobre o tema. Em 2015, havia ficado na 85ª posição. Mas a pontuação do país subiu apenas 0.687, sendo 1 o desempenho ideal.
O Brasil é o pior colocado entre as grandes economias do continente, atrás da Argentina (33º), México (66º) e Chile (70º). Ficou, porém, à frente do Uruguai (91º).
Embora tenham desempenho melhor que os homens em saúde e educação, as brasileiras sofrem com falta de representação política e salários baixos.
Para cada estudante homem do ensino superior brasileiro, elas ocupam 1,3 vaga. Na saúde, as brasileiras também têm melhores indicadores: vivem em média cinco anos a mais que os brasileiros. A expectativa de vida feminina é de 68 anos, frente a 63 anos da masculina.
“As mulheres estão ocupando seu espaço na sociedade, mas precisamos avançar ainda mais nas nossas conquistas”, avalia Mariana. Segundo ela, nas eleições do ano passado, o PSDB elegeu 78 prefeitas e 871 vereadoras.
“Aos poucos, as mulheres estão ocupando o seu merecido espaço na sociedade”, declarou a deputada que aos 30 anos é vice - presidente nacional do seu partido e segunda secretária da Mesa da Câmara.
Fonte: João Albuquerque
Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
O silêncio oficial sobre a violência doméstica em Rondônia
É comum, no dia 8 de março, autoridades, políticos e dirigentes públicos destacarem a trajetória individual de uma ou outra figura do gênero feminin

O empate de Cabo Verde/Espanha que abalou Atlanta
A Alma feminina no Coração do Futebol masculino e o Aviso a Portugal a reflectir a LusofoniaO cronómetro do Mundial de Atlanta parecia ter engolido

A temperatura aqui em Porto Velho durante o meio do ano sempre foi alta e dizíamos até, no caso, que o mês de agosto era o mês do desgosto, coincide

Não pergunteis quando deixarão as elites de atraiçoar a alma portuguesa: os avisos de Camões, Garrett e Vieira perderam-se no tempo e o mar ainda
Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)