Porto Velho (RO) quarta-feira, 17 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Opinião

Rondônia precisa de planejamento estratégico, diz Acir Gurgacz


 



Em pronunciamento na quinta-feira (21), o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) defendeu a adoção de um planejamento permanente e estratégico para a economia de seu estado e da sua capital, Porto Velho, frente às novas dinâmicas agrícolas, urbanas e rurais com as quais Rondônia está lidando. Crescimento do setor agroindustrial, do comércio, dos serviços, da oferta de qualificação, com mais universidades e escolas de ensino técnico, precisam, a seu ver, ser planejados em conjunto e com um objetivo comum para o desenvolvimento local.

Na opinião do parlamentar, Porto Velho precisa se preparar para se tornar o grande centro logístico da região Norte, instituindo um porto seco, tornando-se uma estação aduaneira para o interior, mediando as importações. Além disso, acrescentou, a capital tem capacidade para virar um grande centro de distribuição de alimentos, abrigar um polo agroindustrial, gerenciando as pequenas indústrias e cooperativas que florescem a cada momento.

Muitas grandes indústrias estão sendo atraídas ao local pela localização estratégica da cidade e pelos incentivos fiscais concedidos pela prefeitura e pelo governo de Rondônia, e isso precisa ser potencializado, disse ainda. O desenvolvimento regional também não pode ser mais fixado em ciclos momentâneos, como o da energia, encerrado recentemente. A economia girou por muito tempo em torno das construções das hidrelétricas do Rio Madeira e agora, finalizado o momento, fica a sensação de que não se aproveitou a abundância dos recursos para o desenvolvimento permanente da região.

— Nosso futuro com certeza é promissor, as bases para nosso desenvolvimento estão bem sedimentadas, o que falta é um planejamento estratégico orientado para a vocação de cada região, com um plano de metas e com uma política integrada visando o desenvolvimento sustentável de todo o nosso estado — opinou.
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O silêncio oficial sobre a violência doméstica em Rondônia

O silêncio oficial sobre a violência doméstica em Rondônia

É comum, no dia 8 de março, autoridades, políticos e dirigentes públicos destacarem a trajetória individual de uma ou outra figura do gênero feminin

O empate de Cabo Verde/Espanha que abalou Atlanta

O empate de Cabo Verde/Espanha que abalou Atlanta

A Alma feminina no Coração do Futebol masculino e o Aviso a Portugal a reflectir a LusofoniaO cronómetro do Mundial de Atlanta parecia ter engolido

Um dia de cão na ferrovia!

Um dia de cão na ferrovia!

A temperatura aqui em Porto Velho durante o meio do ano sempre foi alta e dizíamos até, no caso, que o mês de agosto era o mês do desgosto, coincide

Portugal e o nevoeiro europeu

Portugal e o nevoeiro europeu

Não pergunteis quando deixarão as elites de atraiçoar a alma portuguesa: os avisos de Camões, Garrett e Vieira perderam-se no tempo e o mar ainda

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)