Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Polícia

Funcionários suspeitos de cometer fraudes são afastados da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia


Gente de Opinião

Houve apreensão de documentos na Caerd e em empresas

A primeira etapa da Operação Kairós, deflagrada nesta terça-feira (22), em Porto Velho, foi concluída com a apreensão documentos na sede da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), cumprimento de ordem judicial para afastamento de servidores e suspensão de atividade de pelo menos dois contadores.

As investigações que resultaram na operação iniciaram após estudos determinados pelo governo do estado para avaliar a situação da empresa.

Ao comentar o resultado da operação, o secretário de estado da Segurança, Defesa e Cidadania, delegado Antônio Carlos dos Reis, lembrou que no início do segundo mandato, o governador Confúcio Moura pediu aos secretários e chefes de autarquias apurem desvios de conduta que comprometam o governo.

“A nova diretoria da Caerd detectou falhas internas e encaminhou relatórios para a Draco (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas)”, explicou Reis durante entrevista coletiva.

O secretário disse ainda que foram apreendidos muitos documentos que demandarão a designação de uma força-tarefa para analisar todos eles.

Após revelar que esta é uma etapa da investigação, Reis concluiu afirmando que o governo de Rondônia “corta na própria carne para fazer uma administração transparente”.

MANOBRAS

Na explanação que fez sobre a operação policial, o delegado Marcos Vinícius Alves Filho detalhou que as investigações confirmaram a existência de manobras licitatórias, no âmbito da Caerd, para favorecer a um grupo de empresários do ramo da construção civil.

Marcos Vinícius destacou que, neste momento, o inquérito que ele próprio preside tem foco nos documentos e funcionários que concorreram para que as irregularidades nas licitações acontecessem. Na fase seguinte, afirmou, os alvos serão os demais envolvidos.

A Operação Kairós cumpriu mandados de busca e apreensão em diversos locais, além de informar  que, através de ordem judicial, sete servidores estão afastados das funções na Caerd, dois ex-funcionários estão proibidos de entrar nas dependências da companhia e dois contadores tiveram as funções profissionais suspensas.

A criação da Draco, na avaliação do diretor-geral da Polícia Civil, delegado Elizeu Muller, uma  conquista no trabalho de combate à corrupção. Ele apontou ainda o governador Confúcio Moura como o principal entusiasta para que a delegacia fosse implantada.

Saiba mais

Governo investiga fraudes na Companhia de Águas e Esgoto de Rondôni
 


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

No âmbito das OPERAÇÕES FARO FINO e PROTETOR DAS FRONTEIRAS/MJ, DENARC fecha boca do Ronaldo

No âmbito das OPERAÇÕES FARO FINO e PROTETOR DAS FRONTEIRAS/MJ, DENARC fecha boca do Ronaldo

Nesta manhã foi cumprido mandado de busca e apreensão, em um imóvel localizado nas imediações das Avenidas Farquar com Imigrantes.Imóvel pertinente a

Assalto em residência dentro de um condomínio na Zona Leste de Porto Velho

Assalto em residência dentro de um condomínio na Zona Leste de Porto Velho

O assalto ocorreu a uma residência, que fica dentro de um condomínio no bairro Planalto, na Zona Leste de Porto Velho.Veja o vídeo:

Gravíssimo acidente com um casal na BR 364 em Porto Velho

Gravíssimo acidente com um casal na BR 364 em Porto Velho

Um gravíssimo acidente com um casal ocorreu, nesta madrugada do 16 de junho, na BR 364 em Porto Velho. Veja o vídeo:

Polícia Civil deflagra Operação Ciber Querubins-i contra crimes de abuso sexual infantojuvenil no ambiente digital

Polícia Civil deflagra Operação Ciber Querubins-i contra crimes de abuso sexual infantojuvenil no ambiente digital

Nesta terça-feira (16), a Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), vinculada ao Departamento de C

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)