Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Polícia

Júri de ex-diretor de segurança é transmitido pela internet



O julgamento de Edilson Pereira da Costa, ex-diretor de segurança da Casa de Detenção José Mário Alves, o Urso Branco, foi iniciado por volta das 8h30 desta quinta-feira, 24. A sessão é transmitida ao vivo por meio da página do Tribunal de Justiça de Rondônia (www.tjro.jus.br/ursobranco). 

O juiz titular do 2º Tribunal do Júri de Porto Velho, Aldemir de Oliveira, fez o sorteio de sete jurados que compõem o conselho de sentença e deu início ao interrogatório de testemunhas.

A acusação do Ministério Público do Estado é de que Edilson foi um dos responsáveis pela colocação de presos ameaçados de mortes junto com os demais, o que teria resultados na matança de 27 detentos, em janeiro de 2002. Os promotores de Justiça Marcelo Guidio e Leandro Gandolfo são os representantes do MP no júri.

Já a defesa de Edilson, que nega a responsabilidade pela ação que resultou nas mortes, é feita pelo advogado Gilvane Veloso Marinho.

Além das testemunhas deve ser interrogado também o réu. Em seguida haverá o debate entre defesa e acusação, para só então ter início a votação dos jurados sobre a culpa ou inocência de Edilson.

Ontem, o ex-gerente do sistema penitenciário estadual foi absolvido da mesma acusação. Na sexta-feira, 25, senta no banco dos réus o ex-diretor-geral do Urso Branco na época das mortes, Weber Jordano.

Fonte: Ascom TJRO


 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

PF deflagra nova fase da Operação Compliance na manhã desta quinta

PF deflagra nova fase da Operação Compliance na manhã desta quinta

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (18) a 9ª fase da Operação Compliance Zero. O objetivo é apurar a participação de um agente públic

Polícia Civil de Rondônia deflagra Operação “Caixa de pandora” e prende suspeito de furtos de transformadores de energia em propriedades rurais

Polícia Civil de Rondônia deflagra Operação “Caixa de pandora” e prende suspeito de furtos de transformadores de energia em propriedades rurais

A Polícia Civil de Rondônia, por meio da 1ª e da 2ª Delegacias de Polícia da Capital, deflagrou, na manhã desta quarta-feira (17), a Operação “Caixa

Operação Infância Protegida: Polícia vivil investiga casos de exploração sexual de adolescentes em Rondônia

Operação Infância Protegida: Polícia vivil investiga casos de exploração sexual de adolescentes em Rondônia

Nesta quarta-feira (17), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Seringueiras, com apoio da 1ª Delegacia de Po

Polícia Militar desmantela desmanche clandestino e desvenda latrocínio em Porto Velho

Polícia Militar desmantela desmanche clandestino e desvenda latrocínio em Porto Velho

No dia 17 de junho de 2026, uma operação conjunta envolvendo as guarnições do 9º BPM, CPOC e Setor 5º Alfa resultou no esclarecimento do trágico des

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)