Porto Velho (RO) quarta-feira, 17 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Polícia

MPF obtém condenação de policial federal



Agente da PF exigia propina para não 
fiscalizar extração ilegal de madeira 

O Ministério Público Federal (MPF) em Rondônia obteve condenação de um agente da Polícia Federal que exigia propina para não fiscalizar extração ilegal de madeira. O policial federal José Cadete da Silva trabalhava em Vilhena e foi condenado à perda do cargo público, quatro anos de prestação de serviços à comunidade e pagamento de pena pecuniária de 120 dias-multa e mais dez mil reais a serem destinados a uma instituição beneficente. 

Na denúncia apresentada pelo MPF, há a transcrição de diálogo telefônico entre o policial federal e um classificador de madeira. Os dois tentaram usar códigos, mas não conseguiram esconder a negociação de propina. O policial exigiu quatro mil reais para que não fosse feita fiscalização pela Polícia Federal em uma área no município de Comodoro (MT), próximo a Vilhena. 

A interceptação telefônica foi autorizada pela Justiça e revelou que o agente fazia este tipo de transação de forma continuada, repassava informações sobre a movimentação da Polícia Federal na região e usava de ameaça velada para exigir a propina, valendo-se de sua condição profissional. Na decisão, a Justiça Federal condenou o policial por crime de concussão, artigo 316 do Código Penal. 

O agente também responde a uma ação penal por possível participação em uma organização criminosa que entrava sem autorização na Reserva Roosevelt, terra indígena Cinta-Larga, para extração de diamantes.

Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

No âmbito das OPERAÇÕES FARO FINO e PROTETOR DAS FRONTEIRAS/MJ, DENARC fecha boca do Ronaldo

No âmbito das OPERAÇÕES FARO FINO e PROTETOR DAS FRONTEIRAS/MJ, DENARC fecha boca do Ronaldo

Nesta manhã foi cumprido mandado de busca e apreensão, em um imóvel localizado nas imediações das Avenidas Farquar com Imigrantes.Imóvel pertinente a

Assalto em residência dentro de um condomínio na Zona Leste de Porto Velho

Assalto em residência dentro de um condomínio na Zona Leste de Porto Velho

O assalto ocorreu a uma residência, que fica dentro de um condomínio no bairro Planalto, na Zona Leste de Porto Velho.Veja o vídeo:

Gravíssimo acidente com um casal na BR 364 em Porto Velho

Gravíssimo acidente com um casal na BR 364 em Porto Velho

Um gravíssimo acidente com um casal ocorreu, nesta madrugada do 16 de junho, na BR 364 em Porto Velho. Veja o vídeo:

Polícia Civil deflagra Operação Ciber Querubins-i contra crimes de abuso sexual infantojuvenil no ambiente digital

Polícia Civil deflagra Operação Ciber Querubins-i contra crimes de abuso sexual infantojuvenil no ambiente digital

Nesta terça-feira (16), a Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), vinculada ao Departamento de C

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)