Porto Velho (RO) quarta-feira, 17 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Polícia

PF combate organização transnacional por lavagem R$ 3 bi



São Paulo/SP -  A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (11) a Operação Porto Victoria para desarticular organização criminosa transnacional especializada em evasão de divisas e lavagem de dinheiro em vários países. Estima-se que de cerca de R$ 3 bilhões foram lavados em três anos de atuação.

Cerca de 130 Policiais Federais cumprem 11 mandados de prisão, 2 mandados de condução coercitiva e 30 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo/SP, Araras/SP, Indaiatuba/SP, Santa Bárbara do Oeste/SP e ainda em Curitiba/PR e Resende/RJ.

A investigação teve início em 2014 após solicitação da Agência Norte Americana de Imigração e Alfândega – ICE, para apuração de fatos envolvendo um brasileiro que atuaria junto a uma organização criminosa especializada em evasão de divisas e lavagem de dinheiro em diversos países, como Reino Unido, Venezuela, Estados Unidos, Brasil e Japão. As investigações da PF identificaram a atuação do grupo em diversas frentes.

Um dos esquemas baseou-se na especialização da retirada ilegal de divisas da Venezuela por meio de importações fictícias promovidas por empresas brasileiras, que tinham como fim somente a movimentação financeira. Os produtos brasileiros eram superfaturados em até 5.000% para justificar a remessa dos valores vindos da Venezuela. Em seguida, empréstimos e importações simuladas justificavam o envio dos recursos para Hong Kong, de onde então eram encaminhados para outras contas ao redor do mundo.

Outro modo de ação - realizado no Brasil - era a realização de importações fictícias realizadas por empresas brasileiras, valendo-se da colaboração de operadores do sistema financeiro com bancos e corretoras de valores, que faziam vistas grossas em relação à veracidade de transações comerciais que tinham como único fim o envio de dólares para o exterior, com aparência de legalidade.

Também foram detectadas transações por meio de um esquema conhecido como “dólar cabo”, realizadas tanto no Brasil quanto no exterior, à margem do sistema oficial de remessa de divisas.

Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de evasão de divisas, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta de instituição financeira e organização criminosa.


Fonte: PF

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

No âmbito das OPERAÇÕES FARO FINO e PROTETOR DAS FRONTEIRAS/MJ, DENARC fecha boca do Ronaldo

No âmbito das OPERAÇÕES FARO FINO e PROTETOR DAS FRONTEIRAS/MJ, DENARC fecha boca do Ronaldo

Nesta manhã foi cumprido mandado de busca e apreensão, em um imóvel localizado nas imediações das Avenidas Farquar com Imigrantes.Imóvel pertinente a

Assalto em residência dentro de um condomínio na Zona Leste de Porto Velho

Assalto em residência dentro de um condomínio na Zona Leste de Porto Velho

O assalto ocorreu a uma residência, que fica dentro de um condomínio no bairro Planalto, na Zona Leste de Porto Velho.Veja o vídeo:

Gravíssimo acidente com um casal na BR 364 em Porto Velho

Gravíssimo acidente com um casal na BR 364 em Porto Velho

Um gravíssimo acidente com um casal ocorreu, nesta madrugada do 16 de junho, na BR 364 em Porto Velho. Veja o vídeo:

Polícia Civil deflagra Operação Ciber Querubins-i contra crimes de abuso sexual infantojuvenil no ambiente digital

Polícia Civil deflagra Operação Ciber Querubins-i contra crimes de abuso sexual infantojuvenil no ambiente digital

Nesta terça-feira (16), a Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), vinculada ao Departamento de C

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)