Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Polícia

PF procura quadrilha que trazia chineses ilegalmente em Porto Velho e Guajará-Mirim



Paula Laboissière
Agência Brasil

A Polícia Federal cumpre hoje (22) 14 mandados de prisão preventiva e 24 de busca e apreensão em São Paulo, Recife e Porto Velho e no município de Guajará-Mirim (RO). O objetivo é desarticular uma quadrilha especializada em trazer ilegalmente para o Brasil cidadãos chineses.

Até o momento, a Operação Da Chan já resultou na prisão de 11 pessoas em Rondônia. O líder do grupo, Zhu Ming Wen – conhecido como Tony – também foi preso, em São Paulo. Além de controlar a chegada dos chineses, ele é acusado de enviar mercadoria contrabandeada da capital paulista para Recife.

Os integrantes da quadrilha devem responder por formação de quadrilha e por manter trabalhadores em condições análogas à escravidão. As penas podem chegar a 11 anos de prisão.

A maioria dos chineses que entravam no Brasil vinha da província de Fujian, conhecida, segundo a PF, por abrigar algumas das maiores fábricas de produtos pirateados do mundo. A rota usada pelo grupo incluía a Holanda, o Peru, Equador, a Bolívia e o Brasil.

De acordo com nota divulgada hoje, as investigações começaram em 2008, depois que alguns chineses foram presos tentando embarcar para o Brasil com o carimbo de visto de entrada falsificado. "As prisões revelaram um grande número de chineses que entravam e permaneciam ilegalmente no Brasil por Rondônia", diz o comunicado da PF.

O grupo é composto por aliciadores ou "coiotes", que atraem pessoas com promessas de trabalho no Brasil. Eles eram liderados por uma cidadã paraguaia que atuava também na Bolívia e foi presa em flagrante este ano, após passar pela fronteira em Foz do Iguaçu (PR) acompanhada de vários chinese
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

No âmbito das OPERAÇÕES FARO FINO e PROTETOR DAS FRONTEIRAS/MJ, DENARC fecha boca do Ronaldo

No âmbito das OPERAÇÕES FARO FINO e PROTETOR DAS FRONTEIRAS/MJ, DENARC fecha boca do Ronaldo

Nesta manhã foi cumprido mandado de busca e apreensão, em um imóvel localizado nas imediações das Avenidas Farquar com Imigrantes.Imóvel pertinente a

Assalto em residência dentro de um condomínio na Zona Leste de Porto Velho

Assalto em residência dentro de um condomínio na Zona Leste de Porto Velho

O assalto ocorreu a uma residência, que fica dentro de um condomínio no bairro Planalto, na Zona Leste de Porto Velho.Veja o vídeo:

Gravíssimo acidente com um casal na BR 364 em Porto Velho

Gravíssimo acidente com um casal na BR 364 em Porto Velho

Um gravíssimo acidente com um casal ocorreu, nesta madrugada do 16 de junho, na BR 364 em Porto Velho. Veja o vídeo:

Polícia Civil deflagra Operação Ciber Querubins-i contra crimes de abuso sexual infantojuvenil no ambiente digital

Polícia Civil deflagra Operação Ciber Querubins-i contra crimes de abuso sexual infantojuvenil no ambiente digital

Nesta terça-feira (16), a Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), vinculada ao Departamento de C

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)