Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Polícia

Polícia Civil deflagra Operação “Dose Letal” contra comercialização irregular de medicamentos


Polícia Civil deflagra Operação “Dose Letal” contra comercialização irregular de medicamentos - Gente de Opinião

Na manhã desta quarta-feira (8), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor (DECCON), deflagrou a operação denominada “Dose Letal”, com o objetivo de combater a comercialização irregular de medicamentos utilizados, sobretudo, para fins de emagrecimento, sem a devida prescrição e acompanhamento médico.

A ação é resultado de investigação que apura a oferta e venda clandestina de substâncias sujeitas a controle especial, como a tirzepatida, amplamente divulgadas em redes sociais e comercializadas à margem da legislação sanitária e penal.

As diligências apontaram indícios de prática reiterada e estruturada, com potencial lesivo à saúde pública, incluindo armazenamento e transporte inadequados dos medicamentos, sem garantia de procedência, conservação ou rastreabilidade.

Durante o cumprimento das medidas judiciais, estão sendo realizadas buscas domiciliares e apreensões de medicamentos, dispositivos eletrônicos, documentos e outros elementos relacionados à atividade investigada, visando à completa elucidação dos fatos e responsabilização dos envolvidos.

A operação também tem caráter preventivo, ao alertar a população sobre os riscos do uso de medicamentos sem orientação médica. Substâncias dessa natureza, quando utilizadas de forma indiscriminada, podem provocar efeitos adversos graves, como alterações metabólicas, distúrbios gastrointestinais, complicações pancreáticas e risco à vida.

A Polícia Civil orienta que o uso de medicamentos deve ocorrer exclusivamente sob prescrição de profissional habilitado, sendo a aquisição por meios informais um fator de elevado risco ao consumidor.

A Polícia Civil de Rondônia reafirma seu compromisso com a proteção da saúde pública e a repressão a práticas ilícitas que coloquem em risco a integridade da população.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Homem é executado em São Domingos do Guaporé

Homem é executado em São Domingos do Guaporé

São Domingos do Guaporé é Distrito de Costa Marques em Rondônia e faz fronteira com a Bolívia. Um homem de 28 anos de idade estava em show ao vivo,

Polícia Civil de Rondônia deflagra Operação Cerco Fechado em Monte Negro

Polícia Civil de Rondônia deflagra Operação Cerco Fechado em Monte Negro

Em ação deflagrada na manhã desta quinta-feira (11), a Polícia Civil de Rondônia deflagrou a Operação “Cerco Fechado”, com objetivo de combate ao cr

Investigação da Polícia Civil apura suposta transmissão de HIV a mulheres em Porto Velho

Investigação da Polícia Civil apura suposta transmissão de HIV a mulheres em Porto Velho

A Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Porto Velho, cumpriu, na quarta-feira (10), manda

Polícia Civil apreende mais de mil comprimidos de ecstasy durante operação integrada em Porto Velho

Polícia Civil apreende mais de mil comprimidos de ecstasy durante operação integrada em Porto Velho

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia de Repressão a Narcóticos (DENARC), apreendeu 1.046 comprimidos de droga sintética c

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)