Domingo, 18 de novembro de 2007 - 15h42
Alana Gandra - Agência Brasil
Rio de Janeiro - Um dos mercados ilegais mais antigos do país usa as mesmas rotas há mais de cem anos. Segundo o coordenador de pesquisas do projeto Controle de Armas de Fogo da organização não-governamental Viva Rio, Pablo Dreyfus, as rotas do tráfico de armas são as mesmas do tempo do Brasil colônia. Em conferência realizada no Rio, ele apontou a corrupção como principal obstáculo para a eliminação das rotas.
"As rotas de contrabando raramente e historicamente mudam. O que muda é o modus operandi do contrabandista ou do traficante, o produto e o nível de violência. Mas as mesmas rotas que eram usadas para contrabandear café do Brasil para o Paraguai e cigarro do Paraguai para o Brasil são exatamente as mesmas usadas hoje para contrabandear armas e cocaína", alerta Dreyfus.
Segundo ele, a rota mais forte do contrabando de armas passa pelo Paraguai. O que não significa dizer que a maior parte das armas é fabricada no país. "O que há é um tráfico transnacional que vem da China, do Oriente Médio, passa escondido pelo Paraguai e de lá vem ilegalmente para o Brasil."
De acordo com Dreyfus, em São Paulo, o armamento que chega é composto por pistolas e revólveres, com predomínio da fabricação nacional. Já no Rio, o armamento pesado e estrangeiro predomina por conta das brigas por território entre facções do tráfico.
Para o coordenador do Viva Rio, o controle do tráfico de armas deve priorizar as malhas rodoviárias brasileiras, maximizando investimentos na área de inteligência, para que o Brasil possa cooperar com os órgãos de inteligência dos países vizinhos.
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Homem é executado em São Domingos do Guaporé
São Domingos do Guaporé é Distrito de Costa Marques em Rondônia e faz fronteira com a Bolívia. Um homem de 28 anos de idade estava em show ao vivo,

Polícia Civil de Rondônia deflagra Operação Cerco Fechado em Monte Negro
Em ação deflagrada na manhã desta quinta-feira (11), a Polícia Civil de Rondônia deflagrou a Operação “Cerco Fechado”, com objetivo de combate ao cr

Investigação da Polícia Civil apura suposta transmissão de HIV a mulheres em Porto Velho
A Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Porto Velho, cumpriu, na quarta-feira (10), manda

Polícia Civil apreende mais de mil comprimidos de ecstasy durante operação integrada em Porto Velho
A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia de Repressão a Narcóticos (DENARC), apreendeu 1.046 comprimidos de droga sintética c
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)