Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Polícia

Sindicância apura crimes de PMs contra jornalista Abelardo Jorge


A comandante-geral da Polícia Militar-PM de Rondônia, coronel Angelina Ramires, mandou instaurar uma “sindicância regular” para investigar os crimes de abuso de autoridade, coação e constrangimento ilegal, prisão ilegal e tratamento desumano e degradante praticados por PMs contra o bacharel, sociólogo e jornalista Abelardo Jorge, no início da madrugada do dia 12 de abril do corrente ano.

Conforme amplas denúncias divulgadas em jornais eletrônicos e impressos, o sociólogo foi preso, algemado e conduzido à Central da Polícia Civil-PC minutos após retornar do município Candeias do Jamari, onde estava acompanhado de um radialista e presidente da executiva municipal de um partido político.

Autor de dezenas de reportagens contendo denúncias contra ação de narcotraficantes que atuam nas proximidades da central da PC, Abelardo foi intimado a deixar de fazer anotações no momento em que PMs faziam abordagens e revistavam prostitutas na rua Miguel Chaquian. Não se intimidou e disse aos policiais: “a Constituição Federal garante aos brasileiros o direito de ir, vir e ficar”. Foi quando os PMs iniciaram práticas delituosas continuadas na central da PC.

Abelardo foi impedido de dar telefonemas e de receber assistência de advogado e parentes. Portador de diploma de nível superior foi trancado numa cela da central PC até às 8 horas do dia 12/04/2006. “Fui vítima de abuso de autoridade, ameaças até de flagrante forjado e fui submetido a intenso sofrimento físico e mental mesmo depois entregar aos PMs documentos pessoais, credenciais e cópia autenticada do diploma de bacharel”, resumiu Abelardo.

Fonte: Abelardo Jorge

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Homem é executado em São Domingos do Guaporé

Homem é executado em São Domingos do Guaporé

São Domingos do Guaporé é Distrito de Costa Marques em Rondônia e faz fronteira com a Bolívia. Um homem de 28 anos de idade estava em show ao vivo,

Polícia Civil de Rondônia deflagra Operação Cerco Fechado em Monte Negro

Polícia Civil de Rondônia deflagra Operação Cerco Fechado em Monte Negro

Em ação deflagrada na manhã desta quinta-feira (11), a Polícia Civil de Rondônia deflagrou a Operação “Cerco Fechado”, com objetivo de combate ao cr

Investigação da Polícia Civil apura suposta transmissão de HIV a mulheres em Porto Velho

Investigação da Polícia Civil apura suposta transmissão de HIV a mulheres em Porto Velho

A Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Porto Velho, cumpriu, na quarta-feira (10), manda

Polícia Civil apreende mais de mil comprimidos de ecstasy durante operação integrada em Porto Velho

Polícia Civil apreende mais de mil comprimidos de ecstasy durante operação integrada em Porto Velho

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia de Repressão a Narcóticos (DENARC), apreendeu 1.046 comprimidos de droga sintética c

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)