Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Polícia

Temer é corrupto, aponta Polícia Federal


Temer é corrupto, aponta Polícia Federal  - Gente de Opinião

Da Agência Sputinik – A Polícia Federal (PF) afirma ter provas de que empresários brasileiros montaram uma estrutura para lidar irregularmente com as exigências "públicas e privadas" do presidente Michel Temer (MDB), que pode enfrentar uma nova denúncia de corrupção.

"Os elementos recolhidos indicam que a Argeplan e sua estrutura financeira e funcional foram colocadas várias vezes a serviço das demandas da vida pública e privada de Sua Excelência o Presidente Temer", disse o delegado Cleyber Malta Lopes em relatório ao Supremo Tribunal Federal (STF), como relatado nesta sexta-feira pelo jornal O Globo.

A Argeplan é uma empresa de propriedade do ex-coronel da Polícia Militar, João Batista Lima, amigo pessoal de Temer e também investigado pelas autoridades brasileiras.

A investigação apura se Temer recebeu suborno em troca de benefícios para empreas que operavam no porto de Santos (SP), graças à aprovação de um decreto.

O Supremo aceitou nesta sexta-feira conceder à polícia uma prorrogação de 60 dias para concluir a investigação (esta é a terceira vez que os agentes pedem mais tempo para investigar o presidente).

No momento, o delegado Malta Lopes advertiu a Suprema Corte de que ele encontrou "ligações financeiras suspeitas" entre as supostas empresas beneficiadas, Argeplan e o amigo de Temer.

Esse novo caso de corrupção poderia custar ao presidente brasileiro a terceira denúncia no que foi seu mandato.

Temer foi denunciado duas vezes pela Procuradoria-Geral da República (PGR), no ano passado, por supostos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e pertencimento a uma organização criminosa.

Delação de Cunha vai acusar Temer de comandar organização criminosa na Câmara

No entanto, em ambas as ocasiões o governo conseguiu mobilizar seus aliados na Câmara dos Deputados, que decidiu arquivar as queixas por maioria, impedindo que Temer fosse afastado do cargo para ser investigado.

Contudo, Temer perderá o foro privilegiado a partir de janeiro de 2019, quando as duas denúncias já apresentadas deverão voltar a tramitar.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Homem é executado em São Domingos do Guaporé

Homem é executado em São Domingos do Guaporé

São Domingos do Guaporé é Distrito de Costa Marques em Rondônia e faz fronteira com a Bolívia. Um homem de 28 anos de idade estava em show ao vivo,

Polícia Civil de Rondônia deflagra Operação Cerco Fechado em Monte Negro

Polícia Civil de Rondônia deflagra Operação Cerco Fechado em Monte Negro

Em ação deflagrada na manhã desta quinta-feira (11), a Polícia Civil de Rondônia deflagrou a Operação “Cerco Fechado”, com objetivo de combate ao cr

Investigação da Polícia Civil apura suposta transmissão de HIV a mulheres em Porto Velho

Investigação da Polícia Civil apura suposta transmissão de HIV a mulheres em Porto Velho

A Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Porto Velho, cumpriu, na quarta-feira (10), manda

Polícia Civil apreende mais de mil comprimidos de ecstasy durante operação integrada em Porto Velho

Polícia Civil apreende mais de mil comprimidos de ecstasy durante operação integrada em Porto Velho

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia de Repressão a Narcóticos (DENARC), apreendeu 1.046 comprimidos de droga sintética c

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)