Porto Velho (RO) sábado, 27 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

1ª fábrica vassouras de garrafas PET é destaque em Fórum



Promovido pela Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Rua de Porto Velho (Asprovel) e apoiado pela Prefeitura de Porto Velho teve início nesta terça-feira (03), no Auditório do Ministério Público do Trabalho, o Fórum Estadual de Lixo e Cidadania, que acontecerá até o próximo sábado (07). Conforme explicou Isabel Cristina da Silva, coordenadora do evento, o Fórum objetiva, sobretudo, cooperar pela conscientização a cerca dos perigos com a poluição das cidades por meio do lixo, que ao mesmo tempo representa um grande potencial econômico a ser revertido em benefício de trabalhadores que atuam com coleta, separação e comercialização de resíduos sólidos.

O Fórum também oportunizará a apresentação à comunidade do projeto de implantação da primeira fábrica de vassouras de garrafas PET no município. “Além disso, vamos ter palestrantes falando sobre o impacto das garrafas PET nas cidades, sobre formas de se promover a educação ambiental, vamos ter vídeos demonstrativos sobre práticas de educação ambiental, palestras sobre o problema da poluição da água, sobre a importância da reciclagem de óleo de cozinha e outras exposições. Queremos demonstrar que todos podem ser úteis no processo de despoluição das cidades, fazendo cada cidadão a parte que lhe cabe”, explicou a coordenadora.

O secretário municipal de Serviços Básicos (Semusb), Eduardo Damião, disse que o Fórum também agrega a função de troca de informações sobre o que está sendo feito em termos de coleta seletiva nos municípios do estado de Rondônia. Informou também que a Prefeitura de Porto Velho se prepara para realizar uma grande parceria com a Asprovel, no trabalho de coleta seletiva de resíduos sólidos em alguns bairros da cidade. “Eles já possuem estrutura montada, um galpão no Bairro Tancredo Neves e em breve fecharemos com eles essa parceria”, disse Eduardo Damião.

O secretário da Semusb também divulgou a informação de na segunda-feira passada (02) ocorreu a liberação do edital de chamamento para a realização de nova contratação de empresa de coleta de lixo para a capital rondoniense, por parte do Tribunal de Contas do Estado. “Assim, logo iniciaremos a licitação para fechamento desse contrato. Creio que entre dez a quinze dias já disponibilizaremos o edital de licitação, a fim de que no prazo de dois ou três meses possamos contratar a empresa vencedora”, afirmou.

Sobre aterro sanitário o secretário disse que a Prefeitura está prestes a lançar também um edital de licitação para essa construção. “Os editais não serão lançados em conjunto, porque o de coleta está mais avançado do que o do aterro, mas ele também está sendo preparado, de forma que ainda neste semestre teremos resolvidos esses dois problemas”, garantiu.

Fonte: Renato Menghi

Gente de OpiniãoSábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Gente de Opinião Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)