Porto Velho (RO) sábado, 27 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

A pedido da Arom, governo cria interlocução entre municípios e secretarias



Uma nova política institucional estabelecida entre o Governo de Rondônia e os Municípios abre o maior ambiente de discussões voltadas ao fortalecimento das gestões municipais. A dinâmica, que deve dar agilidade aos pleitos dos prefeitos junto às secretarias, atende a um dos itens da Carta-Compromisso, elaborada pela Associação Rondoniense de Municípios – Arom.

Além de instituir a centralização da relação institucional entre as secretarias do governo e municípios, o governador Confúcio Moura reafirmou compromisso de atender o pacote reivindicatório do municipalismo. “Passo a passo, detalhes começaram a ser verificados e serão implementados conforme as possibilidades financeiras e jurídicas”, disse o governante.

Na audiência com o governador, ocorrida nesta quarta-feira (04), em Porto Velho, o presidente da Arom e prefeito de Machadinho do Oeste, Marinho da Caerd, detalhou pontos que a entidade reivindica adequações pela administração do Estado. Os pedidos envolvem áreas como a saúde, infraestrutura e rodagens, meio ambiente, finanças e a educação, por exemplo.

Pela estratégia do governo, todos os contatos entre os prefeitos e as secretarias de estado serão providenciados e geridos pela Casa Civil. Para operacionalizar o método, Confúcio destinou o adjunto do órgão, Vitorino Cherque, que é ex-prefeito de Mirante da Serra e ex-presidente da Arom. “A atuação do subchefe é notória, pois ele conhece profundamente a pauta municipalista”, observa o presidente Marinho.

Após as reuniões com o governador e com o adjunto da Casa Civil, Vitorino Cherque, a Arom constatou que os prefeitos terão um canal eficaz de comunicação, com rapidez de respostas às solicitações das prefeituras. Uma delas já é o acordo em que os convênios do transporte escolar serão pagos em espaço de temposuficiente, para que o serviço seja iniciado dentro do período.

Pacto Municipalista

Em outubro de 2014, os então candidatos a governador assinaram a carta-compromisso, que aponta inúmeros itens que precisam se ajustar aos municípios. Um dos objetivos principais é estabelecer metas de trabalho e parcerias com o governo de Rondônia. A Arom quer garantir, por exemplo, que a administração estadual considere a relevância das prefeituras, a autonomia municipal enquanto Ente Federado e sua fragilidade econômica e dependência financeira.

Fonte: Willian Luiz/Arom

Gente de OpiniãoSábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Gente de Opinião Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)