Porto Velho (RO) quarta-feira, 1 de julho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

ACM Neto assume Salvador (BA) e ressuscita carlismo


A partir desta terça-feira (1º), Antônio Carlos Magalhães Neto, conhecido como ACM Neto, toma posse como o novo prefeito de Salvador (BA) e dá nova vida ao carlismo em um reduto que já foi amplamente dominado por seu avô, Antônio Carlos Magalhães.

Nas Eleições 2012, ACM Neto, que era deputado federal antes de assumir a prefeitura da capital baiana, derrotou o PT praticamente três vezes, já que superou Nelson Pellegrino — colega na Câmara dos Deputados — com 53,6% dos votos no segundo turno.

A primeira derrota petista veio da própria presidente Dilma Rousseff, que esteve pessoalmente em Salvador em outubro para apoiar seu candidato. Na visita, ela aproveitou e criticou o DEM.

Depois, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se comprometeu pessoalmente com a candidatura de Pellegrino. Por fim, o governador da Bahia, Jaques Wagner, tentou ligar obras públicas feitas pelo Estado à imagem de Pellegrino.

Além de derrotar o candidato da presidente da República e do governador do seu Estado, ACM Neto também recolocou o carlismo em evidência na Bahia e no Nordeste. Apesar de contrário à “política do chicote” defendida pelo avô, que morreu em 2007, ACM Neto tenta seguir seus passos na política.

Afinal, ACM, o avô, governou a Bahia por três vezes, foi deputado estadual e federal, ministro das Comunicações de José Sarney e senador da República.

Depois da vitória e da troca de farpas com petistas, ACM Neto está agora na Prefeitura de Salvador e já disse que mira manter uma relação de harmonia com os governos estadual e federal.


Fonte: Portal R7
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

A segurança jurídica e o sonho da terra própria deram mais um importante passo para centenas de famílias de Porto Velho. A deputada federal Cristian

Inédito: deputada Cristiane Lopes entrega maquinários e tecnologia de ponta com drones agrícolas em Porto Velho

Inédito: deputada Cristiane Lopes entrega maquinários e tecnologia de ponta com drones agrícolas em Porto Velho

Em um movimento que marca a história do setor produtivo rondoniense, a deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) realizou a entrega oficial de um m

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)