Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 - 13h55

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de representantes do governo de Rondônia, prefeitos de municípios rondonienses e empresários, em um encontro institucional voltado ao fortalecimento da integração regional.

Registro oficial das autoridades durante encontro na Alero voltado ao fortalecimento da integração regional entre países da América do Sul (Foto: Thyago Lorenz I Secom ALE/RO)
A agenda foi articulada pela deputada estadual Gislaine Lebrinha (União Brasil) e teve como objetivo promover a aproximação entre os países, fortalecer parcerias estratégicas e debater pautas comerciais de interesse comum, com foco no desenvolvimento econômico e social das regiões envolvidas.
Durante a reunião, a deputada Gislaine Lebrinha destacou a importância da atuação conjunta em uma agenda integrada, capaz de impulsionar iniciativas nos setores comercial, turístico e cultural. Segundo a parlamentar, a proposta é avançar na construção de soluções que promovam a conexão entre o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico, ampliando as oportunidades de desenvolvimento para os países participantes.

Gvernador regional de Arica e Parinacota, no Chile, Diego Paco Manani, durante reunião (Foto: Thyago Lorenz I Secom ALE/RO)
O governador regional de Arica e Parinacota, no Chile, Diego Paco Manani, ressaltou o potencial da cooperação internacional para o fortalecimento dos setores produtivos. Já o governador do estado boliviano do Beni, Alejandro Unzueta, afirmou estar confiante no avanço das tratativas e na consolidação de uma integração benéfica para todas as nações envolvidas.

Governador do estado boliviano do Beni, Alejandro Unzueta (Foto: Thyago Lorenz I Secom ALE/RO)
O secretário especial de Integração do estado de Rondônia em Brasília, Augusto Leonel, destacou que a integração regional representa um passo estratégico para a ampliação das exportações e para o fortalecimento da competitividade dos produtos regionais no mercado internacional.

Secretário especial de Integração do estado de Rondônia, em Brasília, Augusto Leonel (Foto: Thyago Lorenz I Secom ALE/RO)
As autoridades foram recebidas no gabinete da Presidência da Casa de Leis, onde, sob a mediação da deputada Gislaine Lebrinha, foram compartilhadas informações e discutidas alternativas para a viabilização de rotas logísticas que facilitem o escoamento da produção e ampliem o acesso aos mercados internacionais.

Deputada estadual Gislaine Lebrinha conduz reunião com autoridades internacionais na Alero (Foto: Thyago Lorenz I Secom ALE/RO)
Também participaram da agenda o deputado chileno Daniel Linares; o membro do Conselho Regional de Arica e Parinacota, Oscar Pantoja Riveira; o assessor do governo do Peru, Jaime Sergio; e os prefeitos dos municípios de Costa Marques, Fabiomar Agostini Bento, e de Guajará-Mirim, Fábio Garcia de Oliveira.
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputada Ieda Chaves destina R$ 500 mil para o Circuito Rondônia de Pesca Esportiva em Guajará-Mirim
No último sábado (13), a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) participou da etapa de Guajará-Mirim do Circuito Rondônia de Pesca Esportiva,

O compromisso com a inclusão, a assistência social e a promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência resultou em mais uma importante con

O Ministério das Mulheres intensifica sua atuação em Rondônia entre terça e quinta-feira, 10 a 12 de junho, com a chegada da ministra Márcia Lopes à

Dia Mundial do Idoso mostra os desafios enfrentados para a terceira idade
Criada pela ONU, 15 de junho é uma data voltada como forma de reflexão sobre o envelhecimento e as várias formas de violência contra as pessoas de
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)