Quinta-feira, 5 de novembro de 2009 - 12h11
A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional vai realizar audiência pública para discutir as medidas de redução do desmatamento e distribuição de benefícios para os estados da região Amazônica que constarão na proposta do Brasil para Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 15) em Copenhague, na Dinamarca, em dezembro. A audiência, proposta pelo deputado Henrique Afonso (PV-AC), ainda não tem data marcada.
A Conferência de Copenhague busca um acordo climático global, em substituição ao Protocolo de Quioto que expira em 2012.
Segundo o deputado, o desmatamento da Amazônia responde por mais de 50% das emissões de poluentes do Brasil, o quarto maior emissor mundial de gases de efeito estufa. "O governo brasileiro listou algumas propostas que deverão ser levadas pelo país à Copenhague, como a promessa de redução de 80% do desmatamento da Amazônia até 2020".
Para Henrique Afonso, há uma expectativa internacional sobre o desempenho do Brasil na conferência. Entretanto, dentro governo existe divergências sobre o melhor caminho para reduzir as emissões de gases provocadores do efeito estufa e para combater o aquecimento global. "Para a preservação a Amazônica é necessário maior definição de medidas, dos investimentos e incentivos necessários para alcançar a nossa meta até 2020", disse.
Serão convidados para participar do debate a ex-ministra do Meio Ambiente senadora Marina Silva (PV-AC) e representantes dos ministérios do Meio Ambiente; das Relações Exteriores; da Ciência e Tecnologia; e do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds).
Fonte: Agência Câmara
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)