Quinta-feira, 11 de setembro de 2014 - 15h22
O deputado federal Amir Lando (PMDB-RO) lamenta o falecimento do ex-governador Jerônimo Santana, nesta quinta-feira, por insuficiência respiratória. Amir Lando, que se encontra no Cone Sul de Rondônia em campanha pela reeleição, afirma que Jerônimo é um dos baluartes do PMDB, partido pelo qual se elegeu três vezes deputado federal durante o regime militar, e um lutador em favor do povo de Rondônia.
“Se temos uma Rondônia como temos hoje, em franco desenvolvimento e acolhendo pessoas de todas as regiões do país, muito disso se deve à tenacidade da luta do Jerônimo Santana, seja como deputado federal representando o então Território Federal de Rondônia, seja como primeiro governador eleito do Estado de Rondônia, que plantou as bases para que chegássemos até aqui”, observa o deputado.
Advogado, o goiano Jerônimo Garcia de Santana, também conhecido como ‘Bengala’, numa referência carinhosa ao instrumento que lhe acompanhava, veio para Rondônia ainda nos anos 60, quando iniciou sua atuação como advogado dos pobres e desvalidos. Por sua atuação, ganhou o reconhecimento da população e foi eleito três vezes deputado federal. Com o fim do regime militar e a formação da Aliança Democrática, formada por dissidentes do PDS, partido que oficialmente dava sustentação ao regime, e integrantes do PMDB, Jerônimo foi eleito prefeito de Porto Velho em 1985, para, no ano seguinte, em 1986, ser eleito pelo voto direto o primeiro governador do Estado de Rondônia.
Amir Lando, que também é advogado e chegou a Rondônia em 1970 como procurador do Incra, teve intensa atuação ao lado de Jerônimo, de quem chegou a ser secretário-chefe da Casa Civil. “O Jerônimo foi um grande lutador na defesa dos mais fracos e oprimidos e correu muito risco por causa disso, sofrendo ameaças de morte de grileiros de terras públicas e seus jagunços”, relembra Amir, acrescentando Rondônia não pode esquecer o legado deixado por Jerônimo Santana.
Fonte: Luiz Carlos Araújo
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)