Sexta-feira, 5 de março de 2010 - 13h11
As alterações comuns ao Código Ambiental, como a fixação definitiva dos percentuais de exploração e preservação na região, é o que o deputado federal Ernandes Amorim (PTB) quer ver inserida no encontro dos governadores da Amazônia, previsto para ser realizado em Porto Velho, na próxima semana, provavelmente entre os dias 10 e 11.
Segundo ele, dentro da agenda comum aos governadores da Amazônia consta uma pauta das questões ambientais. “E a nosso ver, o ponto dessa questão fundamental para Rondônia se trata da definição desse percentual que deve ser definido e posto no novo texto do Código Florestal em fase de redefinição no Congresso Nacional. Esse encontro tem relevância e importância para tratar desse ponto, já que sai um documento final contendo as discussões e reivindicações conjuntas e afetas a nossa região amazônica”, defende Amorim.
No último encontro, em Cuiabá (MT), foram tiradas posições sobre a defesa de princípios para Cop 15, realizada em Copenhague, no final do ano passado e, dessa vez, segundo o parlamentar, será a oportunidade para cada governante discutir o Código Florestal e tirar as melhores propostas para a região.
“Rondônia tem sofrido com essa novela e esse excesso de legislações que desrespeitam nossa vocação e pune os trabalhadores rurais e, consequentemente, a produtividade e o desenvolvimento regional. O Código fixa um percentual único para todo o país, o que é um absurdo já acordado por todos. Deve-se respeitar é a vocação regional, seu solo, sua vulnerabilidade e, a partir desse cabedal técnico, definir o percentual de exploração e preservação. Esse é um pensamento comum tanto no vizinho Mato Grosso, conforme me falou essa semana o governador Blairo Maggi, como no Paraná, e outros estados brasileiros”, afirma.
Pela legislação só é permitido explorar 20% da propriedade rural e preservar 80%, mas em Rondônia, por conta do incentivo a colonização na década de 70, e de ser o pioneiro no zoneamento sócio econômico e ecológico, já transformado em lei estadual, foi firmado um acordo entre a União e o estado para se fixar em 50% tanto para exploração quanto para preservação. “Mas esse acordo ficou apenas no papel, pois o produtor que se candidata a financiamentos oficiais não obtém os mesmos e vive na marginalidade. Essa realidade queremos mudar e acredito que esse encontro é uma boa oportunidade para se discutir esse problema e tirarmos uma posição, já que terá o peso dos governadores da Amazônia”, avalia Amorim.
Fonte: Yodon Guedes
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)