Terça-feira, 23 de março de 2010 - 13h49
O patrimônio do trabalhador brasileiro está sendo desviado para aplicações duvidosas em empresas e o rombo “como sempre” sendo pago pelo contribuinte, denunciou nesta terça-feira (23) o deputado federal Ernandes Amorim (PTB), ao cobrar providências, na tribuna da Câmara, sobre os “buracos” corriqueiros a serem cobertos por conta de aplicações desastrosas de fundos de trabalhadores.
O mais recente, segundo ele, é o caso dos Correios. A estatal, de acordo com o jornal Folha de São Paulo, terá que assumir um rombo de R$ 1,4 bilhão do seu fundo de pensão o Postalis, por determinação da Previc (ex- Secretaria de Previdência Complementar), sob pena de execução judicial.
Se os Correios não assumir o rombo, o fundo de pensão não terá recursos para honrar as futuras aposentadorias dos seus associados. O rombo de R$ 1,4 bilhão equivale a quase um terço do patrimônio do Postalis que é cerca de cinco bilhões.
“Se não houver uma intervenção rigorosa e urgente dos órgãos de fiscalização, continuará ocorrendo malversação dos recursos. É no mínimo inexplicável o silencio desses fundos, dos sindicatos, das instituições como a Caixa, os Correios e a Petrobrás, pois os seus empregados estão sendo lesados e colocando em risco as suas aposentadorias e suas famílias desamparadas. Creio que é chegado a hora da CPI dos Fundos, pois bilhões de reais estão sendo desviados para fins escusos, que a Policia Federal precisa investigar”, afirma Amorim.
O parlamentar disse que os órgãos de fiscalização tem que estancar essa “sangria” estampada diariamente nos jornais. “Como das outras denúncias, espero que esta seja apurada, pois essa turma de aloprados, como bem diz o presidente Lula, tem o poder de calar os inquietos e os descontentes com esse mar de lama. Eu ainda acredito nas instituições do meu País. Estou certo de que as minhas posturas diante dos desmandos causam furor e promovem retaliações fora do campo do dialogo, usando instituições oficiais para me acusarem com inverdades e infâmias, mas não me calo”, disse.
Fonte: Yodon Guedes
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)