Porto Velho (RO) terça-feira, 23 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Anúncio da normalização do preço da carne marca o lançamento da campanha contra a febre aftosa em Rondônia


O lançamento da 40ª Etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, no sábado (9), no município de Buritis, serviu para mostrar aos pecuaristas que investir na saúde do rebanho é garantir bons negócios no futuro. Uma extensa programação foi desenvolvida pela Agência de Defesa Agrossilvopastoril de Rondônia (Idaron) para a região, que já detém o quarto maior rebanho bovino do estado.

Gente de Opinião

Vice-governador abriu a campanha

Na ocasião, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Maurão de Carvalho, levou a notícia que mais agradou. Segundo ele, o preço da carne bovina exportada, que é objeto de investigação parlamentar, está se normalizando.

A febre aftosa é uma enfermidade contagiosa e pode causar importantes perdas econômicas. Atinge animais bovinos, caprinos, ovinos e porcos, mas a mortalidade é baixa em adultos. O período para vacinação vai de 15 de abril a 15 de maio. E o produtor deve declarar que fez a vacinação até 20 de maio.

O vice-governador Daniel Pereira, que representou o governador Confúcio Moura, afirmou que o estado tem rebanho mais de 13 milhões de cabeças de gado, e que é possível avançar ainda mais até cinco vezes “sem cortar um pedaço de cipó”.

Ele anunciou que uma delegação da Comissão Europeia vem a Rondônia, nas próximas semanas, para certificar o gado e assegurar a manutenção do comércio. Daniel Pereira informou, também, que a Idaron está concluindo a programação para que o produtor possa processar eletronicamente a Guia de Trânsito Animal (GTA) e até fazer o pagamento da taxa através de aplicativos digitais.

REBANHO

Gente de Opinião

Rebanho bovino de Rondônia tem mais de 13 milhões de cabeças

A campanha de vacinação foi precedida de uma semana de atividades voltadas para a educação sanitária na agropecuária. Os donos de pequenas propriedades, que são a maioria, receberam da Idaron informações sobre boas práticas de vacinação, sanidade vegetal e animal e ainda participaram de um dia campo no Projeto de Assentamento Rio Alto.

A preocupação com a saúde animal e vegetal é fundamental para Rondônia, cuja economia tem o agronegócio como uma das frentes mais positivas.

Segundo Josimar dos Santos Mateus, chefe da unidade da Agência Idaron, Buritis tornou-se um polo das atividades agropecuárias por concentrar produtores dos municípios próximos, e por estar localizado estratégica para a logística, com saídas para outros centros produtores.

Estas facilidades fizeram com que o rebanho bovino, por exemplo, crescesse rápido. No ano de 2000 havia 843 produtores atendidos e 53. 670 cabeças de gado declaradas. No ano seguinte, passou para 1.485 produtores e 107.071 cabeças; e em 2015, 3.280 produtores e 458. 741 cabeças.

Os números colocam Buritis como o quarto maior rebanho do estado, ficando atrás de de Porto Velho, Jaru e Nova Mamoré.
 


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Oficina Elas por Elas reúne mulheres em Ji-Paraná para dois dias de formação política

Oficina Elas por Elas reúne mulheres em Ji-Paraná para dois dias de formação política

O PT de Rondônia realizou no município de Ji-Paraná, no último final de semana (20 e 21.06), a Oficina Elas por Elas – Por mais Mulheres na Política

Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras

Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras

Os idosos de Seringueiras passaram a contar com mais conforto, segurança e acessibilidade para participar das atividades do grupo “Acordar para Vive

Associação rural de Machadinho do Oeste reforça produção com implementos agrícolas destinados pelo deputado Pedro Fernandes

Associação rural de Machadinho do Oeste reforça produção com implementos agrícolas destinados pelo deputado Pedro Fernandes

A Associação dos Produtores Rurais Estrela Azul (ASPROEZA), localizada em Machadinho do Oeste, recebeu novos implementos agrícolas adquiridos por me

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)