Segunda-feira, 2 de março de 2015 - 19h01
A assembleia realizada pela diretoria do SINDSBOR (Sindicato dos Soldados da Borracha) aconteceu no último sábado (28), na quadra poliesportiva do colégio Getúlio Vargas em Porto Velho, onde contou com a presença de mais de 800 filiados e familiares.
Na assembléia foi discutido os pagamentos dos R$ 25.000,00 aos Soldados da Borracha, viúvas e deficientes físicos, que recebem pensão vitalícia pela previdência social. O Total a ser pago é de R$ 289 milhões divididos para cada beneficiário.
De acordo com o vice-presidente George Teles, “Carioca” tramita no Tribunal Regional Federal, da primeira região em Brasília uma ação com processo de nº 2010.41.00.0000.84-5 com nova numeração nº 0000073/74.2010. 4.01.4100, que corresponde a violação de direitos humanos e trabalho de escravidão da era Vargas, que dá o direito aos soldados da borracha e herdeiros a serem indenizados. O processo tem como relator o Desembargador Souza Prudente. A ação corresponde a um valor considerável bem acima do que estar sendo pago aos dias de hoje.
O sindicato entrou com uma nova ação na Justiça Federal em favor dos soldados da borracha, que recebem atualmente R$ 1.500,00, para que este valor seja igualado aos vencimentos pagos aos ex-combatentes da II Guerra Mundial, que é de R$ 5.068,00. Por que a ação? Através de um decreto de Lei Nº 5225 de 1º de fevereiro de 1943, que diz: dispõe da situação militar os soldados da borracha para o vale amazônico, para trabalhar na extração do látex, na época que estava ocorrendo a II Guerra Mundial.
A diretoria deixa bem claro, que essas vitórias conquistadas se dão pela ida de uma comitiva do próprio sindicato até a Corte Interamericana dos Diretos Humanos em Washington-EUA, onde foi feita a denúncia do descaso da classe contra o governo brasileiro.
“Carioca” afirma que a diretoria do sindicato será incansável em defesa dos soldados da borracha e familiares, que contribuíram para o desenvolvimento do país e de um Brasil melhor.
Fonte: Geoge Telles
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)