Porto Velho (RO) quinta-feira, 25 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Articulação de Fátima garante ônibus escolar para 21 municípios de RO



O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) acaba de empenhar recursos no valor de R$ 4.517.800,00 (quatro milhões, quinhentos e dezessete mil e oitocentos reais) para 21 municípios de Rondônia comprarem veículos para transporte escolar, através do Programa Caminho da Escola, criado em 2007.

Os municípios beneficiados nesta etapa são Alvorada do Oeste; Ariquemes; Buritis; Cacaulândia; Campo Novo de Rondônia; Candeias do Jamari; Costa Marques; Cujubim; Governador Jorge Teixeira; Itapuã do Oeste; Jaru; Machadinho; Ministro Andreazza; Mirante da Serra; Monte Negro; Nova Mamoré; Nova União; Ouro Preto; Presidente Médici; São Francisco do Guaporé e Vale do Anari.

“Iniciamos um trabalho com as prefeituras e o FNDE em abril, focado no programa Caminho da Escola, com a meta de habilitar municípios que se encaixam nos critérios do programa. A assessoria técnica atuou todos esses meses, sob nossa orientação, para que tivéssemos agora esse resultado”, comemora a senadora Fátima. Serão adquiridos 25 veículos, para atender alunos do ensino fundamental que residem na área rural.

Segundo Fátima, os prefeitos estão sendo comunicados pelo FNDE e pelo mandato sobre o empenho, e logo irão assinar convênios. “O bom do Caminho da Escola é que a contrapartida dos municípios é de somente 2%. O programa está renovando a frota de veículos escolares no Brasil, atendendo municípios com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb. Seu objetivo maior é contribuir para a redução da evasão escolar, e é isso que motivou nossa articulação no FNDE”, diz a senadora.

Denúncia

O transporte escolar nas áreas rurais em Rondônia é um problema. Em junho, a senadora Fátima denunciou, no plenário, que o governo do Estado não está usando recursos de um outro programa do governo federal, o Plano Nacional de Transporte Escolar, PNATE.

“Todos os anos isso está acontecendo. O dinheiro cai na conta especifica do Estado, não é utilizado e no final do ano volta para o governo federal. Enquanto isso, os prefeitos fazem milagre com seus minguados orçamentos para bancar transporte de alunos matriculados na rede do Estado. A comunidade estudantil da zona rural sofre muito com a situação, se locomovendo em ônibus precários ou simplesmente deixando de ir à escola por falta de transporte", diz Fátima.

Fonte: Henrique Teixeira

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)