Porto Velho (RO) sábado, 27 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Assembleia economiza R$ 19,5 milhões e repassa aos cofres do Estado


 
Assembleia Legislativa, mesmo com o início da ordem de serviço para a construção da nova sede, encerra o exercício financeiro nesta quinta-feira (31) fazendo a devolução de mais de R$ 7 milhões ao governo do Estado. No último dia 22, o Poder Legislativo já havia transferido aos cofres do governo a importância de R$ 12 milhões e 500 mil. Somados os dois repasses, o Poder Legislativo contabiliza a devolução de R$ 19 milhões e 500 mil para a conta do tesouro estadual. 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Neodi Carlos (PSDC) explicou que a economia é resultado da não utilização de rubricas orçamentárias e especialmente em virtude do enxugamento de despesas com passagens aéreas, diárias, aluguel de equipamentos de informáticas, combustível e frota de veículo. “É o terceiro ano consecutivo que o Poder Legislativo economiza dinheiro público e repassa para o Estado executar obras em benefício da população nos 52 municípios”, disse o deputado. 

Nos últimos três anos, o dinheiro economizado pela Assembleia Legislativa já ultrapassa cifras de R$ 80 milhões. Em dezembro de 2008, O Poder Legislativo encerrou o biênio (2007-2008) com economia de mais de R$ 66 milhões. Mesmo economizando recursos públicos, segundo Neodi, foi possível adquirir o terreno para construção do novo prédio do Legislativo (R$ 2 milhões e 750 mil) e comprar equipamentos de informática (R$ 708 mil) para atender todos os gabinetes e departamentos – no passado os computadores eram alugados. 

Os recursos economizados e repassados ao governo do Estado no ano passado, segundo o deputado Neodi, foram aplicados na construção do anel viário no município de Ji-Paraná. Com o dinheiro também foi possível o governo adquirir nova frota de maquinário. “Hoje essas máquinas estão sendo utilizadas no programa ‘Cidade Limpa‘ e beneficiando os 52 municípios com o serviço de recuperação de ruas”. 

Orçamento 2010 

Nesta quarta-feira (30) o deputado Neodi esteve reunido com o governador Ivo Cassol no Palácio Getúlio Vargas, para anunciar o repasse dos R$ 7 milhões. Ao receber a notícia da devolução do recurso aos cofres do Estado, o governador Ivo Cassol disse que a Assembleia tornou-se um exemplo de dignidade no Estado. O governador afirmou que o dinheiro economizado está ajudando a realizar obras como as do próprio Centro Político e Administrativo, além da infra-estrutura no Estado em Saúde e Educação. 

Na ocasião, o governador sancionou o Orçamento 2010, aprovado pela Assembleia Legislativa no último dia 15 de dezembro. Cassol também assinou a liberação de convênios indicados pelos deputados por meio de emendas parlamentares. 

Participaram do ato de assinatura os deputados Amauri dos Santos (PMDB), Daniela Amorim (PTB), Valter Araújo (PTB) e Luiz Cláudio (PTN), além dos prefeitos Nego Maturana (Vale do Anari) e Élson Montes (Buritis), além de vereadores e representantes da igreja Assembleia de Deus. 

Fonte: Marcelo Freire

Gente de OpiniãoSábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Gente de Opinião Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)