Quinta-feira, 9 de abril de 2009 - 11h26
O governador Ivo Cassol recebeu em seu gabinete, na residência oficial, na tarde desta terça-feira (7), o secretário de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), João Carlos Ribeiro, o presidente da Assembléia Legislativa do Estado, deputado Neodi Carlos de Oliveira, e o gerente de filial da Caixa Econômica Federal, Everson Cezar Nascimento, para assinatura do contrato de financiamento para a obra de coleta e tratamento de esgotos sanitários para Porto Velho no valor de R$ 117.376.615,85. Deste total R$ 5.861.927,15 são contra-partida do governo do estado.
O recurso que será usado na obra de coleta e tratamento de esgotos sanitários da capital de Rondônia é proveniente do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), administrado pela Caixa Econômica Federal. O Governo do Estado terá prazo de 48 meses para concluir a obra e 20 anos para pagar o financiamento junto à instituição bancária.
O governador Ivo Cassol disse que investir em saneamento básico é aplicar em saúde pública, pois a falta de coleta e tratamento de esgoto e consequentemente a contaminação da água por coliformes fecais é uma das principais causas de doenças na população, concluiu.
Obra do Governo do Estado em parceria com Governo Federal
Cassol fez questão de lembrar que a obra de coleta e tratamento do esgoto é uma realização do Governo do Estado em parceria com o Governo Federal, e que não terá recursos da prefeitura da capital. Esta é uma obra do P.A.C., onde negociamos em Brasília que duas partes serão investimentos federais e uma parte ficará por conta do estado, é o imposto que a população paga revertido em benefícios. Assim como no caso da água tratada, a SEPLAN vai administrar a obra que depois de pronta ficará por conta da Caerd cuidar, não tem nada da prefeitura de Porto Velho, só a autorização para execução, disse.
Projeções econômicas em saúde indicam que R$ 4,00 são economizados para cada R$ 1,00 aplicado em obras de saneamento. De acordo com o organograma da obra, em dois anos 100% da população de Porto Velho terá acesso à água tratada e rede de esgoto.
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Neodi Oliveira, elogiou o governador Ivo Cassol por ter coragem de realizar obras de infra-estrutura de saneamento básico, as chamadas obras enterradas no solo, e que não aparecem e por isso são negligenciadas pelos políticos que não compromisso com a população, finalizou.
Fonte: Decom/Eleni Caetano
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia
A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro
O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)