Sábado, 28 de junho de 2008 - 14h55
Está quase tudo certo para que o avião anfíbio do Idaron, adquirido em abril deste ano, para operar na fiscalização da fronteira , tenha sua base em Costa Marques, no CMA da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, na pista Príncipe da Beira, a menos de 500 metros das ruínas do forte. O presidente do Idaron, Augustinho Pastore e o supervisor da regional Alvorada do Oeste, Cristian José da Silva, estiveram na última quarta-feira, (25), visitando as instalações de onde poderá ficar o hangar do aeroplano da agencia. No local funciona uma pista de aterrissagem de mais de mil metros.
Ainda está semana, o assunto que está sendo debatido com as autoridades militares da zona, poderá ser efetivado, e a construção do hangar iniciada. Este lugar seria estratégico para que o avião do Idaron operasse, comentou Pastore.
De acordo com a idéia de cooperação de Exército e o órgão de sanidade, no campo de pouso Príncipe da Beira serão construídas instalações para o avião do Idaron e também uma pequena estrutura para recepcionar passageiros locais e militares daquela base.
Avião anfíbio O avião anfíbio tem autonomia de vôo de quatro horas ou 600 km à velocidade de 150 km/h. O custo da aeronave foi de aproximadamente R$ 220 mil, sendo que Rondônia é o único estado brasileiro a ter um da espécie a serviço da fiscalização da sanidade animal.
A aeronave está no hangar do governo, no Aeroporto Internacional de Porto Velho, já teve atuação na faixa de fronteira. O ultraleve foi utilizado recentemente no inicio deste mês em operativos de fiscalização na Zona de Fronteira do Vale do Guaporé, e respondeu bem ao propósito de inspeção na divisa.
Fonte: Decom
Domingo, 21 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A Associação dos Produtores Rurais Estrela Azul (ASPROEZA), localizada em Machadinho do Oeste, recebeu novos implementos agrícolas adquiridos por me

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho
Desde 2013, a Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Porto Velho (AVCC) atua como uma rede de apoio essencial na capital rondoniense, acolhen
Domingo, 21 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)