Quarta-feira, 21 de maio de 2014 - 12h11
Dirigentes do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) percorreram, na manhã desta quarta-feira, 21, as três agências do Santander em Rondônia, todas elas localizadas no Centro de Porto Velho, para recolher assinaturas de clientes, usuários e funcionários para um abaixo-assinado que será encaminhado à direção nacional do banco no país, dia 27 de maio, num ato público em São Paulo, exigindo o fim da onda de demissões que impera no Brasil.
O ato, que faz parte da Jornada Nacional de Lutas dos Trabalhadores do Santander, também reclama a contratação de mais funcionários e a redução das tarifas cobradas dos clientes.
No ano passado, os correntistas do banco espanhol desembolsaram R$ 9,8 bilhões somente com o pagamento de tarifas. Com este valor seria possível contratar cerca de 25 mil novos bancários. O banco, no entanto, andou na contramão e demitiu 4.833 funcionários.
Os cortes de postos de trabalho ocorreram no mesmo período em que o Santander ganhou milhões de novos correntistas, passando de 27,3 milhões no primeiro trimestre de 2013 para 30 milhões nos primeiros três meses deste ano – salto de 10%. O número de contas correntes por bancário, que era de 520, passou para 617 no período.
“É um legítimo contrassenso o banco demitir milhares de pessoas em todo o país exatamente quando ele (o banco) teve um aumento considerável no número de clientes. Com essas demissões e, consequentemente, com a não contratação de mão de obra para ocupar as vagas deixadas por estes desligados, os funcionários que continuam nas agências tem sua carga de trabalho sobrecarregada e, aliada à pressão pelo cumprimento de metas desumanas, estes funcionários acabam adoecendo, sem mencionar que o atendimento ao público, que já é precário, fica ainda pior”, avalia Clemilson Farias, diretor de imprensa do Sindicato e funcionário do Santander, que acrescenta: “Não é à toa que o Santander lidera as reclamações do Banco Central há quase um ano ininterruptamente”.
Durante o ato, além da leitura de manifesto nas agências, foram distribuídas cartas-manifesto aos clientes, que apoiam a luta assinando pedido de mais contratações. Os sindicalistas também apresentaram ao público um cheque ‘simbólico’ de um executivo do banco, que ganha 147 vezes mais que um escriturário.
FONTE: RONDINELI GONZALEZ
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)