Porto Velho (RO) domingo, 28 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

BANZEIROS COMENTA: FRAUDE


 
Precisei ir ao Detran para uma vistoria no Celtinha. Liguei para o despachante, pois a minha experiência diz para eu evitar o Detran o máximo possível. O cara, estranhamente, declinou em receber seus honorários. "É muito simples, é só o senhor ir lá cedinho. Não há taxas". "Não há taxas? No Detran?" "Sim senhor, não precisa pagar..."

Cheguei lá hoje cedo, esperei a repartição abrir e estacionei no box. Aí começou.BANZEIROS COMENTA: FRAUDE  - Gente de Opinião

- O senhor vai lá dentro pegar o formulário.

Fui. A funcionária queria saber para que eu queria a vistoria. Expliquei e recebi o formulário. Voltei ao pátio, que não tinha mais nenhum vistoriador disponível, apesar de só ter dois carros e uma moto aguardando. Descobri a sala deles e fui lá. Dois funcionários batiam papo e um deles, contrariado, me atendeu. 

- Para adiantar o senhor leve o extintor para o bombeiro, naquela sala.

Sem ao menos levantar a cabeça, o militar olhou o extintor e carimbou meu formulário. Voltei e a "vistoria" já tinha sido concluída. Como o porta-malas estava fechado e a chave no meu bolso, não olharam se tinha estepe, macaco, chave de roda ou triângulo de segurança.

- O senhor vai ter que trocar o lacre da placa. 

- Mas ninguém mexeu nele...

- O encarregado do lacre olhou e disse que o senhor precisa trocar.

- (Lá vem o golpe!) Qual o procedimento?

- É so pedir o formulário e pagar a taxa no outro prédio.

Eu sabia...

Fui ao outro prédio. Só aceitam pagamento em dinheiro e o caixa automático não lê o código de barras. Você tem duas opções: digitar os números ou sacar dinheiro e pagar no balcão. Foi o que fiz.

No retorno, voltei ao setor de lacre. O funcionário falou: "O senhor deve procurar o Amaral, no pátio".

Perguntei lá fora "Quem é o seu Amaral?" "É aquele lá, sentado na sombra do jambeiro..."

O seu Amaral assinou o formulário e me devolveu. "E agora?" "Tem que voltar lá e pegar o lacre".

A estas alturas eu já xingava (mentalmente) o Detran, o despachante e quem inventou a burocracia.

Voltei, entreguei o formulário autografado e recebi o lacre. Voltei ao seu Amaral, que rapidamente tirou o lacre "violado", colocou o novo e disse agora é só levar no "japonês".

O funcionário conferiu tudo, assinou e passou para a assistente que apôs cinco carimbos no papel.

Uma hora e 31 reais gastos para nada. 

Fonte: Blog Banzeiros do jornalista de Opinião José Carlos Sá

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Gente de Opinião Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)