Segunda-feira, 4 de dezembro de 2017 - 08h35
O diretor executivo do Profaz, Bruno Piana, apresentou os resultados alcançados até o momento pelo programa
Os benefícios para o desenvolvimento dos municípios rondonienses obtidos a partir da implantação do Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais do Estado de Rondônia e do Desenvolvimento Econômico-Sustentável dos Municípios (Profaz) foram apresentados na última quinta-feira (30), no Teatro Guaporé, em Porto Velho, dentro da programação do evento Fomenta Rondônia.
O evento contou com a presença de representantes das instituições parceiras do TCE-RO na realização do Profaz, entre as quais, o Governo do Estado, a Prefeitura de Porto Velho, a Associação Rondoniense dos Municípios (Arom) e o Sebrae, além de toda a equipe responsável pelo programa no âmbito do Tribunal de Contas, coordenada pelo conselheiro Benedito Antônio Alves.
A apresentação foi realizada pelo diretor executivo do Profaz, Bruno Botelho Piana, que, para contextualizar, fez um breve histórico da ação, envolvendo desde as reuniões iniciais até o lançamento e a implantação, feita por meio de encontros técnicos promovidos nos municípios de Ariquemes, Cacoal e Ji-Paraná, onde houve participação efetiva de gestores e técnicos municipais.
Ainda em relação aos resultados, citou os atendimentos presenciais oportunizados aos municípios, momento em que os profissionais que integram a equipe do Profaz puderam esclarecer dúvidas e orientar os prefeitos, gestores, vereadores e técnicos sobre questões, como a legislação tributária, um dos eixos do programa.
Nesse aspecto, expôs também a situação atualizada das ações desenvolvidas em cada um dos eixos, como regularização fundiária; redução da burocracia; despertamento do empreendedorismo e fortalecimento da economia e das finanças municipais, com incremento da receita e também do bem-estar da coletividade.
INTERNACIONALIZAÇÃO
Outro ponto mencionado na apresentação foi o interesse de órgãos federais, como o Tribunal de Contas da União e o Ministério da Fazenda, que, após saberem da realização do Profaz, solicitaram ao TCE rondoniense uma audiência em Brasília para apresentação do programa, que poderá até mesmo ter o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Além de agradecer e ressaltar a importância da atuação proativa e efetiva de todos os órgãos e instituições parceiros no Profaz, o diretor executivo do programa também abordou as ações que serão desenvolvidas no próximo ano, com ênfase às capacitações, formação dos grupos de trabalho e a institucionalização do programa por meio de lei estadual.
Sábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho
Desde 2013, a Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Porto Velho (AVCC) atua como uma rede de apoio essencial na capital rondoniense, acolhen

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência tem sido uma das principais bandeiras do mandato da deputada federal Cristiane Lopes (P

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização
Os deputados estaduais aprovaram na última quarta-feira (17), em sessão extraordinária, um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a abrir cré
Sábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)